O advogado criminalista Celso Vilardi e o ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, nesta terça (25). Foto: Foto: Gustavo Moreno/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro desistiu de acompanhar o segundo dia de julgamento contra ele e aliados nesta quarta (26). A Corte analisa a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a trama golpista e contou com sua presença na terça (25), quando a sessão começou.

Segundo a coluna de Igor Gadelha no Metrópoles, Bolsonaro temia que o STF decretasse sua prisão preventiva ou uso de tornozeleira eletrônica logo após se tornar réu. Ele vinha conversando sobre o tema com aliados e advogados desde ontem.

Seus defensores estavam preocupados com rumores de que o ministro Alexandre de Moraes poderia aproveitar sua presença para decretar uma das medidas. Por isso, os advogados se reuniram às pressas em um restaurante no Lago Sul, área nobre de Brasília, para discutir o assunto.

Auxiliares de Bolsonaro também procuraram integrantes do Judiciário para falar sobre a possibilidade de uma prisão preventiva ou uso de tornozeleira eletrônica, mas membros de tribunais superiores minimizaram as chances.

“Só se existir um outro motivo. Mas apenas em razão do recebimento da denúncia não teria sentido algum”, afirmou um magistrado de Brasília, sob reserva. Ele aponta que Moraes só determinaria alguma medida cautelar se Bolsonaro tentasse interferir, de alguma forma, no andamento do processo.

O ex-presidente Jair Bolsonaro acompanhou o primeiro dia de julgamento da Primeira Turma no Supremo Tribunal Federal, nesta terça (25). Foto: Antonio Augusto/STF

A presença de Bolsonaro no Supremo ontem gerou críticas nos bastidores. Ministros da Corte avaliam que ele tentou demonstrar a seus eleitores que “não é covarde” e que não pretende fugir, mesmo em caso de condenação. Outros apontam que ele buscava criar um “ambiente de intimidação”.

A Corte formou maioria nesta quarta para tornar o ex-presidente e sete aliados réus pela trama golpista. Os magistrados apontaram que a denúncia da PGR tem elementos suficientes para caracterizar uma “organização criminosa”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 26/03/2025