O Carnaval é um dos períodos de sazonalidade de negócios no País. Constantemente desprezado das análises dos grandes números da economia, é uma data importante que mexe com a economia local de micros e pequenas empresas e trabalhadores informais. A CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, estima que a folia gere um volume de 12 bilhões de reais em negócios. O setor de bares e restaurantes lidera essa movimentação, com um faturamento estimado em 5,4 bilhões. O impacto real, entretanto, pode ser ainda maior.
O Carnaval se transformou em uma festa de longa duração. No Rio de Janeiro, segundo a RioTur, o Carnaval dos blocos tem 37 dias de festa. Começou oficialmente no dia 1 de fevereiro e termina dia 9 de março. A cidade deve ter, nos blocos, a presença de oito milhões de foliões. A expectativa é que, ao final, o Carnaval tenha girado na economia cerca de 5,5 bilhões de reais e envolvido cerca de 60 mil trabalhadores. Apenas no Sambódromo devem ser 20 mil entre os camarotes, bares, serviços de limpeza e segurança.
Para esse ano foram registrados oficialmente 482 cortejos na cidade. Mas, como todo mundo sabe, o número aumenta com blocos nos subúrbios, pequenos blocos que, mais do que serem oficiais, querem ser divertidos. São desfiles que não têm toda a estrutura dos megablocos, que arrastam em alguns casos mais de 1 milhão de pessoas. O Cordão da Bola Preta, Fervo da Lud, Bloco da Anitta, Monobloco e outros contam com estrutura de som e marketing para captar patrocínios.
Aqui, a playlist do Fora da Faria para animar sua leitura. E folia.
Samba em Sampa
Em São Paulo os números também são gigantescos. A expectativa é que 3,4 bilhões sejam gastos na cidade em bares, restaurantes, hospedagem, mobilidade e outros, gerando cerca de 50 mil empregos temporários. A maioria para ambulantes. Serão 15 mil credenciados. O número de blocos inscritos para o ano foi de 767 com a realização de 860 desfiles. A estimativa é de que, ao final do carnaval, oficialmente dia 9 de março, 16,5 tenham frequentado os blocos, sendo 1,5 milhões de turistas que vieram para a Capital exclusivamente para a festa.
Casa Comigo, Bicho Maluco Beleza, Acadêmicos do Baixo Augusta, Sargento Pimenta são alguns dos grandes blocos no desfile deste ano. E na cidade um dos adereços mais presentes nesses dias tem sido a de Fernanda Torres.
Tem muito mais
Pernambuco e Bahia são os estados do Nordeste que atraem mais turistas e têm a maior movimentação no período. Recife e Olinda devem gerar, juntas, movimentação de 3 bilhões de reais. No estado a expectativa é de geração de cerca de 23 mil vagas temporárias.
Salvador tem uma projeção de movimentar 1,8 bilhão, atraindo 850 mil turistas. A cidade, porém, deve ter o maior número de empregos temporários gerados no período: 215 mil. A explicação é o fato de o carnaval de rua de Salvador e os trios terem uma estrutura mais antiga, profissionalizada e concentrada. Muitos blocos são empresas já constituídas que montam trios e camarotes, centralizando o atendimento ao público. Além disso, a cidade é um dos pontos turísticos preferidos no verão.
Belo Horizonte despontou nos últimos anos com um Carnaval muito procurado para quem quer fugir dos grandes centros sem escapar da folia. Cerca de 5,5 milhões de pessoas devem participar das festas e, embora cerca de 84% dos participantes sejam da própria cidade, São Paulo e Distrito Federal são a origem da maioria dos turistas.
Quem paga a conta
No Carnaval 2025 grandes marcas estão fazendo investimentos. Ifood, Riachuelo, Engov, Brahma, Amstel, Boticário, Guaraná Antártica e outras investem em ações e no patrocínio de blocos. A finalidade é fazer com que foliões convivam com a marca em um momento de descontração, trazendo percepção positiva. A Ambev é, certamente, a grande patrocinadora dos maiores carnavais de rua. A empresa fechou as cotas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Mas, como em todos os segmentos, as bets entram na avenida. A Esportes da Sorte está patrocinando neste ano mais de cem blocos pelo país.
Se você quer participar do carnaval acompanhe aqui os desfiles em sua cidade, confira a programação em https://www.blocosderua.com/