O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, fechou o Conexão Empresarial 2025 trazendo, em sua palestra, números e resultados alcançados pela atual gestão de Minas Gerais, que, pelo segundo mandato consecutivo, governa o estado. Mateus Simões começou a vida política como vereador, filiado ao partido Novo. Em 2020 assumiu o posto de secretário-geral do governo estadual e em 2022 foi eleito vice-governador na chapa do atual governador, Romeu Zema. Desde seu primeiro mandato, Mateus Simões tornou-se figura de destaque. “O que há de mais importante na política é impactar positivamente a vida das pessoas. Em uma sociedade polarizada, perde-se o foco da entrega pública”, chamou atenção Simões, logo no início da palestra realizada no Centro de Referência do Queijo Artesanal. Sem foco na entrega o assunto vira bate-boca e este não é o impacto pretendido por Mateus Simões.
Entre o que considera impactos positivos, o vice-governador contabilizou os 2 milhões de mineiros que saíram da faixa de ganho de R$ 80,00/mês, o equilíbrio nas contas públicas, as melhorias na gestão da Saúde do estado e a quitação de débitos contraídos por gestões anteriores. Mateus Simões acredita que a profissionalização da administração pública é fator essencial para proporcionar a verdadeira transformação na vida do cidadão. “Faça uma reflexão sobre o que é viver com menos de R$ 80,00 ao mês. Precisamos de um estado que seja capaz de entregar prosperidade”, observou Simões.
Na visão do vice-governador é preciso interiorizar ainda mais a Saúde para que pacientes de procedimentos como hemodiálise ou que precisem do SAMU possam ser atendidos de maneira mais eficiente. Mateus Simões afirmou que 70% das escolas estaduais estão reformadas e defendeu mais atenção aos cursos técnicos, lembrando que com a aceleração das tecnologias, vivemos o risco da “obsolescência humana, verdadeiro desafio para a Educação. Minas está em processo de construção de legado. O que fica é o que nos representa”, ponderou Simões. (Foto: Raquel