A Marinha publicou nesta sexta-feira 6 o edital para um concurso de admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros. Serão 800 vagas, com remuneração de 2.294,50 reais para os que se formarem e taxa de inscrição de 50 reais.

As inscrições começarão em 29 de janeiro e terminarão em 13 de fevereiro. A previsão é que a prova ocorra em 6 de abril de 2025.

As vagas estarão disponíveis para: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, em Fortaleza; Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, em Olinda; Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, em Vila Velha; e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, em Florianópolis.

Ao fazer a inscrição, o candidato apontará uma ordem de preferência das escolas e das áreas — as opções são Eletroeletrônica, Apoio e Mecânica.

Confira a divisão de vagas:


Para se inscrever, os candidatos devem atender a requisitos como ser brasileiro nato ou naturalizado, ter 18 anos completos e menos de 22 anos em 30 de junho de 2026 e ter concluído ou estar em fase de conclusão do 3º ano do ensino médio. As exigências completas estão no edital.

O curso se divide em duas fases: na primeira, destinada à formação militar-naval, o aluno, como aprendiz-marinheiro, receberá uma bolsa-auxílio de 1.303,90 reais; na segunda, voltada à especialização técnica, o aprendiz é promovido a grumete e o auxílio passa a ser de 1.398,30 reais. Após a formação, na graduação de marinheiro, a remuneração chega a 2.294,50 reais.

O edital vem à tona após a polêmica gerada por um vídeo em que a Marinha compara a vida de seus militares à de civis. A gravação, divulgada depois de o governo federal anunciar um pacote de corte de gastas que envolve mudanças na aposentadoria das Forças Armadas, insinua que civis teriam mais privilégios.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/12/2024