
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, concluiu sua agenda no Rio de Janeiro nesta terça-feira (6) com um encontro com a comunidade cultural carioca. Artistas, produtores e representantes do setor se reuniram, a convite de Marco Aurélio de Carvalho, Hecilda e Marta Fadel, para ouvir a ministra sobre as ações realizadas desde o início de sua gestão.
Durante o encontro, Margareth destacou a retomada e nacionalização de investimentos, além da reintegração de diversas políticas culturais que haviam sido descontinuadas ou desmontadas. “Estamos muito além das condições em que encontramos o Ministério da Cultura. Já avançamos em políticas estruturantes para todas as áreas do setor cultural”, afirmou.
A ministra, acompanhada pelo secretário executivo do MinC, Márcio Tavares, também ressaltou as pautas prioritárias em andamento no Congresso, incluindo a aprovação da Lei do Streaming e a criação de uma legislação moderna sobre Direitos Autorais e Inteligência Artificial, com foco no atendimento das necessidades dos trabalhadores da cultura.
“A tarefa que temos é muito grande e precisamos do apoio de vocês para que, neste ciclo de quatro anos, possamos cumprir essas missões: restituir o legado, reerguer as estruturas do Ministério e preparar o país e a cultura para os desafios do século XXI”, declarou Tavares. “Vamos mostrar por que a cultura hoje é uma dimensão estratégica tanto no debate econômico quanto político”, completou a ministra.

Entre os presentes estavam as atrizes Bárbara Paz, Débora Lamm e Inez Viana, a jornalista Maju Coutinho, o ator Orã Figueiredo, o artista plástico Vik Muniz, o produtor Eduardo Barata, além de representantes de museus, fundações culturais, curadores e gestores culturais.
Também integraram a comitiva da ministra a presidenta da Funarte, Maria Marighella; o presidente do Iphan, Leandro Grass; o presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini; o secretário executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa; e a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line