O senador Marcos do Val (Podemos-ES) fez um longo texto sobre o juiz Alexandre de Moraes. Nele, o bolsonarista afirma que o magistrado é perverso ao se indignar com a decisão dele sobre a soltura do ex-diretor da PRF Silvinei Vasques. Ele estava preso desde agosto de 2024 preventivamente acusado de tentar interferir no segundo turno das eleições de 2022. Confira:
Brasil, a maldade, a perversidade e a crueldade que esse indivíduo, chamado Alexandre de Moraes, exibe atingiram um nível que eu nunca presenciei antes em toda a minha vida. Para que vocês possam ter uma ideia da gravidade, basta observar a insensatez na decisão de Alexandre de Moraes sobre a soltura de Silvinei. Na decisão, são mencionados termos como “redução de pena” e “cumprimento de pena”, sendo que Silvinei sequer foi julgado, muito menos condenado. Esse é, sem dúvida, um dos exemplos mais flagrantes das ilegalidades cometidas por Alexandre de Moraes até o momento.
Na decisão, consta a seguinte passagem: “progressão de regime, tendo em conta o cumprimento de 16% da pena do crime.”
É como se Alexandre de Moraes tivesse o poder de determinar que uma pessoa é criminosa antes mesmo de qualquer julgamento ou condenação, e a partir dessa suposição arbitrária, já se começa a contar uma suposta pena. Sem julgamento, sem condenação, sem o devido processo legal. Esse tipo de atuação é uma afronta direta aos princípios básicos da justiça e do Estado de Direito.
Alexandre de Moraes tem cometido também graves violações aos direitos humanos, em uma sequência de atos que desafiam os mais básicos princípios da legalidade e da justiça. Quando a Comissão Interamericana de Direitos Humanos iniciar o processo de julgamento, será impossível que Alexandre de Moraes e o Delegado Fabio Shor sejam inocentados. As evidências contra eles são contundentes, e a gravidade das ações é inegável. É apenas uma questão de tempo para que eles sejam responsabilizados por seus atos e, consequentemente, os veremos atrás das grades. A justiça, embora tardia, prevalecerá.
*Você concorda que o Alexandre de Moraes está sendo o brasileiro mais cruel da nossa história?*