Márcio Jerry defende estrutura municipal para garantir direitos das pessoas com deficiência

Durante audiência pública realizada na terça-feira (6) na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), vice-líder do governo e ex-presidente do colegiado, afirmou que o debate sobre a consolidação da legislação existente é importante, mas que a efetivação dos direitos depende da estruturação das políticas públicas em todos os níveis da federação.

“Nos 5.569 municípios do Brasil, é preciso que haja Secretaria Municipal do Direito às Pessoas com Deficiência, com Conselho Municipal e com orçamento próprio”, defendeu o parlamentar. “Nós precisamos fazer com que as ações dos entes federais — União, estados e municípios — sejam racionalmente complementares, para que nós possamos ter efetivamente resultados.”

Jerry afirmou que a Comissão está aberta a avaliar a pertinência das proposições apresentadas. “A Comissão não é dona da verdade, e é preciso que a gente construa cada vez mais convergências, ideias comuns, para fazer avançar a legislação e, sobretudo, garantir a efetividade dos direitos das pessoas com deficiência.”

Ele também comentou que o debate em torno da proposta de consolidação de cerca de 200 leis federais em um novo Código Brasileiro de Inclusão tem provocado divergências, mas que a Comissão considerará as contribuições recebidas. “É no debate assim que nós podemos avaliar se essa proposta é procedente ou não”, afirmou.

Ao final da audiência, o deputado comunicou a aprovação de requerimento de sua autoria para realização, junto ao Governo Federal, de um levantamento sobre a implementação das políticas federais no âmbito do programa “Novo Privilégio Sem Limites”.

Artigo Anterior

Reservas de contêineres da China para os EUA caem ao menor nível desde fevereiro após novas tarifas

Próximo Artigo

Quaquá cogita abrir mão de candidatura à presidência do PT em busca de consenso por líder do MST

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!