O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos, promete honrar o legado do presidente Lula e levar a cidade à superação dos desafios da atualidade. A candidatura de Ramos aglutina os apoios do PCdoB, do PV, do Solidariedade, do PDT, da Rede e do Psol. “Chegou a hora da gente mudar de patamar, de ter uma cidade inovadora, criativa, uma cidade do tamanho dos nossos sonhos”, defendeu Ramos, em entrevista à TV Tiradentes, nesta segunda-feira (19).

Na avaliação do candidato do PT, o alinhamento entre a prefeitura e o governo federal é fundamental para o futuro da capital do Amazonas. “Todas as obras de infraestrutura física e social que existem em Manaus são legado dos governos do presidente Lula”, lembrou Ramos, antes de enumerar as intervenções feitas pelas administrações petistas. “É um presidente que só fez o bem para a nossa cidade”, acrescentou.

Ramos pretende solucionar os principais problemas de Manaus, como o trânsito sobrecarregado, a violência, o crime organizado, o descaso com a saúde e com a educação por parte da atual prefeitura e o enfrentamento ao aquecimento global. “Eu não conheço a cidade só sob a ótica do político. Eu conheço a cidade como alguém que nasceu aqui, que construiu tudo da sua vida aqui”, orgulha-se.

Programa para Manaus

Na saúde pública, Ramos reconhece que a principal cidade amazonense atravessa uma “crise profunda” e propõe maneiras de combatê-la. A ampliação dos horários de atendimento nas Unidades Básicas de Atendimento (UBS) é uma delas.

“A prefeitura é responsável pela Rede de Atenção Básica e pela Estratégia de Saúde da Família. As UBS em Manaus, das 288, 278 fecham às 17h”, apontou. “Nós precisamos garantir segurança e garantir o horário estendido das 288 UBS da cidade de Manaus”, completou.

A melhoria da educação também está contida no programa de Ramos. Se eleito, o candidato do PT vai dobrar o número de creches na capital amazonense, com o suporte do Ministério da Educação (MEC), e aumentar a quantidade de escolas de tempo integral.

“A prefeitura tem quase que 100% dos alunos da rede pública do 1º ao 5º ano […] esse período da vida educacional da criança tem que ser o período mais bonito, a escola tem que ser encantadora, acolhedora, alimentação de qualidade”, argumenta.

A questão da segurança pública, por sua vez, é cara ao povo amazonense e, para Ramos, o governo do estado tem faltado com sua responsabilidade nesse aspecto. O candidato do PT quer relação republicana com o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), mas antecipa a Guarda Municipal fora das secretarias e pronta a atuar onde for realmente necessário.

“Guarda municipal tem que tá no terminal de ônibus, tem que tá dentro dos ônibus das linhas mais perigosas, tem que tá nas UBS, para elas não precisarem fechar às 17h e poderem funcionar até as 21h. E tem que tá treinado e preparado pra isso”, explica.

Perfil do candidato

Advogado, Marcelo Ramos, 50 anos, nasceu em Manaus. Iniciou a carreira política como candidato a vereador pelo PCdoB, em 2000. Dez anos mais tarde, seria eleito deputado estadual pelo PSB.

Em 2018, Ramos se elegeu deputado federal. Durante o mandato, ocupou o cargo de primeiro vice-presidente da Câmara, de 2021 a 2022.

Filiou-se ao PT, em 2024, para se candidatar à prefeitura da capital do Amazonas. “Eu vivo um período mais maduro da minha vida, mais tranquilo, mais estável da minha vida”, disse.

“Agora eu tenho mais capacidade de articulação, eu tenho mais capacidade de dialogar com quem pensa diferente de mim, eu quero ser um prefeito de todos. Eu tenho mais capacidade de articulação com o governo federal, de captar recursos pra cá. Eu tenho relação pessoal com quase todos os ministros.”

Leia maisDa Redação, com informações de TV Tiradentes, Agência Câmara

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 19/08/2024