Marçal vira réu por arriscar a vida de 32 pessoas em expedição ao Pico dos Marins

A juíza Rafaela Glioche, do Tribunal de Justiça de São Paulo, tornou o coach Pablo Marçal (PRTB) réu por colocar em risco pelo menos 32 pessoas em uma expedição ao Pico dos Marins, em Piquete (SP), em 2022.

Na avaliação da magistrada, a denúncia do Ministério Público paulista traz uma descrição “adequada e suficiente” das condutas. Com o recebimento da acusação, a Corte dará início a uma ação penal, ao fim da qual o ex-candidato a prefeito da capital será condenado ou absolvido.

Marçal terá dez dias, contados após a intimação, para apresentar sua defesa prévia. Poderá, por exemplo, especificar as provas que pretende produzir no processo e listar até oito testemunhas.

O Ministério Público de São Paulo propôs um acordo para o coach pagar 273,2 mil reais e arquivar o processo. Não houve, porém, resposta da defesa nos autos, o que levou a Justiça a aceitar a denúncia.

O órgão denunciou o coach por “expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente” (por 32 vezes, na forma do artigo 71 do Código Penal, a tratar de crimes continuados).

Conforme a acusação, a chuva se intensificou quando o grupo liderado por Marçal subia a trilha rumo ao cume do Pico dos Marins, “com pouca visibilidade, o que tornava o trajeto inóspito, permeado de lama e pedras escorregadias, afora o risco de hipotermia”.

Marçal, porém, chamou o guia de “covarde” e desdenhou dos alertas, segundo a denúncia. A expedição ocorreu entre 4 e 5 de janeiro de 2022, um período contraindicado, “sob o infundado pretexto de que as vítimas por ele guiadas precisariam correr riscos, enfrentando a natureza hostil daquele período, sem o que não seriam capazes de vencer e prosperar na vida”.

Artigo Anterior

Como declarar pró-labore e lucros no Imposto de Renda 2025 sem cair na malha fina

Próximo Artigo

Brasil lidera grupo na ONU para criação do Estado da Palestina

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!