Aproveitando o período de férias escolares, trazemos aqui um guia de leitura do “Manifesto Comunista”, que pode ajudar camaradas a assimilar as principais ideias desse texto clássico marxista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels.

Encomendado pela Liga Comunista em Londres e escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1847-1848, este panfleto estabelece os princípios fundamentais e as táticas no movimento comunista nascente do período, o “espectro” que assombra toda a Europa.

Diferente de muitas outras obras da época, o Manifesto Comunista permanece um dos mais influentes trabalhos de literatura já publicados. Apesar de ter sido escrito há mais de 170 anos, as ideias, o método e as lições políticas ali contidas permanecem extremamente atuais. Embora algumas referências a figuras políticas da época e algumas (mas não todas) reivindicações políticas concretas apresentadas no final do capítulo 2 tenham sido ultrapassadas pelos acontecimentos, a maior parte do texto parece ter sido escrita ainda ontem, com sua explicação do poder esmagador do mercado mundial capitalista, da mercantilização do trabalho e das capacidades dos seres humanos, e da divisão cada vez maior entre ricos e pobres. Independentemente de sua data de publicação, o Manifesto Comunista continua a ser uma arma vital no arsenal dos revolucionários em todo o mundo.

É possível que, em sua mensagem, o Manifesto Comunista ainda seja mais relevante hoje do que quando foi escrito. Em 1848, a própria Europa encontrava-se no início de uma série de revoluções democráticas que sacudiram a antiga ordem absolutista, mas ainda não trariam a classe trabalhadora ao poder. Hoje, com o sistema capitalista global em profunda crise, a linha final do Manifesto nunca se sentiu tão poderosa e urgente: “Trabalhadores de todos os países, uni-vos!”.

Capítulo 1: Burgueses e Proletários

Para Marx e Engels, “a história [escrita] de todas as sociedades até agora existentes é a história das lutas de classes”. Neste capítulo, eles apresentam uma história abrangente da sociedade de classes, em particular da luta da burguesia contra o sistema feudal decadente, e explicam como a burguesia, tendo tomado o poder em um país, é forçada por seu próprio sistema a revolucionar a produção em uma escala mundial e, com isso, produz “seus próprios coveiros”: o proletariado.

Questões para estudo:

  • Como os marxistas definem “classe”?
  • O que são a burguesia e o proletariado?
  • Como o capitalismo surgiu?
  • Que relação existe entre o desenvolvimento econômico e a luta política? Podemos encontrar exemplos disso na sociedade de hoje?
  • O que Marx e Engels querem dizer quando escrevem: “A burguesia, historicamente, desempenhou um papel muito revolucionário”?
  • Como este capítulo prevê a globalização?
  • Em que sentido o capitalismo é “como o feiticeiro que já não é capaz de controlar os poderes infernais que invocou com seus feitiços”?
  • Como o proletariado é formado sobre o capitalismo?
  • Qual é o papel dos sindicatos para Marx e Engels?

Capítulo 2: Proletários e Comunistas

Neste capítulo, Marx e Engels primeiramente explicam o papel dos comunistas na luta de classe e confrontam algumas das principais acusações feitas aos comunistas pelos seus detratores burgueses da época. Respondendo a tais críticas, Marx e Engels também oferecem esclarecimento e explicação de suas próprias ideias, por exemplo, sobre o problema do que se entende por “abolição da propriedade privada” e da “família burguesa”: problemáticas que ainda hoje são levantadas. Por fim, Marx e Engels elaboraram uma lista de reivindicações a serem levantadas pelos comunistas ativos no movimento.

Questões para estudo:

  • Que lição(ões) devemos retirar da afirmação de que “Os comunistas não formam um partido separado oposto aos outros partidos da classe trabalhadora”?
  • Como os comunistas podem “apontar e fazer prevalecer os interesses comuns de todo o proletariado, independentemente de todas as nacionalidades”?
  • O que é o “capital”? O que é o “trabalho assalariado”? E como os dois se relacionam entre si?
  • Que lugar o indivíduo teria em uma sociedade comunista?
  • O que Marx e Engels querem dizer com “abolição da família”?
  • Qual é o papel do Estado e o que forma o Estado tomaria em uma sociedade comunista?

Capítulos 3 e 4: Literatura sSocialista e Comunista & Posição dos Comunistas em relação aos Diversos Partidos de Oposição

Nos capítulos finais do Manifesto Comunista, Marx e Engels analisam outras tendências socialistas presentes na sociedade. fazendo isso, Marx e Engels nos permitem conhecer ainda melhor as características específicas de suas próprias ideias. Hoje, algumas das tendências criticadas desapareceram e, por isso, têm pouca relevância hoje. No entanto, alguns, e o “socialismo burguês” em particular, continuam a desempenhar um papel muito poderoso (e pernicioso) no movimento operário e, por isso, as críticas de Marx e Engels mantêm toda sua força até os dias de hoje.

Questões para estudo:

  • Em que sentido o socialismo pequeno-burguês é “reacionário e utópico”?
  • O que é o “socialismo verdadeiro”? O que é que lhe confere características tão peculiares?
  • Que exemplos modernos do ”socialismo burguês” encontramos nos acontecimentos políticos recentes? Que posição os comunistas devem adotar diante desta tendência?
  • Que coisas positivas podemos dizer sobre o socialismo “crítico-utópico”? Quais são suas falhas?
  • Por que Marx e Engels apoiaram os partidos democrático-burgueses e nacionalistas em determinados países, assim como os movimentos proletários como os cartistas?

Você pode encontrar uma tradução do texto aquiTraduzido de The Communist Manifesto – a reading guide

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Last Update: 24/01/2025