A operação que investiga descontos não autorizados em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), no último dia 23, caiu como mais uma bomba no colo do governo Lula.

A ação tem como suposto objetivo combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. De acordo com as investigações, a soma dos valores descontados chega a R$6,3 bilhões, entre 2019 e 2024, mas ainda será apurado qual porcentagem foi feita de forma ilegal.

As investigações focaram entidades de classe, como associações e sindicatos, que formalizaram Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS. Trata-se de um ataque direto a setores da burocracia sindical, um setor fundamental na base lulista, entre elas a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), uma importante entidade ligada aos trabalhadores do campo, e o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), filiado à Força Sindical e que tem José Ferreira da Silva, o Frei Chico, um dos irmãos do presidente Lula, como diretor vice-presidente.

O escândalo do INSS não é resultado de uma mera operação de rotina. É um escândalo plantado. Se é fato que existe o golpe contra os aposentados, o resultado desejado é diminuir ainda mais a popularidade do governo do PT, pois envolve graves acusações de corrupção contra entidades que apoiam o governo.

Um claro exemplo disso é que não há e nunca houve nenhuma operação policial, judicial etc. contra os bancos que expropriam quase metade do orçamento público nacional, por meio da fraudulenta dívida pública, deixando sem recursos a Saúde, Educação, as aposentadorias etc.

Lula já foi acusado de corrupção, a ex-presidenta Dilma Rousseff foi acusada de corrupção, a criminosa operação Lava Jato teve como pretexto o combate à corrupção. Há poucos dias, caiu o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), também acusado pela PGR de desvio de emendas parlamentares. Vai se fechando o cerco, até onde vai essa investida?

Não há preocupação com aposentados. Os golpistas de 2016 estão mais ativos do que nunca. A burguesia está solapando o governo do PT, usando, inclusive, os “aliados” burgueses e reacionários que se infiltraram no Executivo por meio da “frente ampla”.

Vem aí uma nova Lava Jato?

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 01/05/2025