Nas eleições municipais com primeiro turno marcado para domingo, 6 de outubro, mais de um milhão de eleitores no estado do Rio de Janeiro precisarão votar em novos endereços. As mudanças afetam cerca de 8% do total do eleitorado estadual, que soma 13.033.929 eleitores.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) aconselha os eleitores a verificar antecipadamente seus locais de votação para evitar problemas no dia da eleição.
A verificação pode ser feita no site do TRE-RJ ou pelo aplicativo e-Título, disponível para download em smartphones e tablets nas plataformas iOS e Android.
Para realizar a verificação no site, o eleitor deve fornecer o nome, número do título eleitoral ou CPF, além da data de nascimento e o nome da mãe.
Pelo aplicativo e-Título, a localização do local de votação é identificada automaticamente ao clicar em “onde votar”.
O TRE-RJ também oferece o serviço Disque TRE-RJ, pelo telefone (21) 3436-9000, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, para consultas sobre mudanças nos locais de votação.
Segundo o TRE-RJ, cerca de 450 locais de votação em todo o estado sofreram alterações em relação ao pleito de 2022, representando 9% dos cinco mil locais de votação distribuídos nos 92 municípios do Rio de Janeiro.