Uma grande parcela dos eleitores norte-americanos acredita que o democrata Joe Biden deve abandonar a disputa pela presidência dos Estados Unidos nas próximas eleições.
Uma pesquisa elaborada pela Morning Consult destaca que a disputa entre o democrata e o republicano Donald Trump está acirrada – e mesmo os momentos vistos como desconfortáveis para qualquer um dos candidatos pouco afetam os contornos da disputa.
No entanto, os dados mostram que Biden parece sofrer por um problema de confiança de parte do eleitorado, em especial aqueles que votam no Partido Democrata: três em cada cinco eleitores, incluindo um percentual de 47% dos democratas, dizem que Biden deve ser substituído como candidato democrata à presidência norte-americana.
Entre os telespectadores, 78% disseram que Biden é demasiado velho, em comparação com 64% de todos os eleitores que disseram o mesmo dias antes do debate.
Caso o afastamento de Biden se confirme, a vice-presidente Kamala Harris é apontada como favorita para substituí-lo, mas essa proposta não é unânime entre os eleitores.
Segundo a pesquisa, três em cada dez eleitores democratas querem que Harris assuma as rédeas caso Biden não seja o candidato do partido, seguidos por 20% que disseram que deveria ser o governador da Califórnia, Gavin Newsom.
Trump superou Biden em debate
A preocupação entre o eleitorado democrata ganha força após o debate presidencial da última semana: segundo a pesquisa, 4 em cada 5 eleitores (incluindo uma percentagem semelhante de democratas) participaram em pelo menos parte, e os resultados não foram agradáveis para o presidente.
A maioria dos 2 mil entrevistados que assistiram ao debate (57%) disse que Trump teve o melhor desempenho na quinta-feira, incluindo 19% dos democratas, 60% dos independentes e 93% dos republicanos.