Mais de 6.900 novos médicos ingressam no mercado de trabalho em 2024

Lula, presidente do Brasil, em evento de relançamento do programa Mais Médicos em 2023. Foto: Ricardo Stuckert

O programa Mais Médicos, revitalizado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, registrou a entrada de 6.729 novos profissionais em 2024. O número corresponde a cerca de 25% dos 26 mil médicos atualmente em atividade no programa, segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira.

Os profissionais estão distribuídos em 4.412 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, ampliando o acesso a atendimento básico em regiões carentes. Em 2023, o Mais Médicos completou dez anos e registrou um salto significativo no número de inscritos, alcançando 21.794 médicos, um aumento de 70% em relação à gestão Bolsonaro.

Criado em 2013 durante o governo Dilma Rousseff, o Mais Médicos enfrentou alterações nas gestões subsequentes. Durante o governo Jair Bolsonaro, o programa sofreu um esvaziamento com a saída dos profissionais cubanos, substituídos brasileiros, que enfrentou dificuldades em sua implementação e deixou vagas em aberto.

Médico com avental do programa Mais Médicos. Foto: reprodução

A retomada do Mais Médicos em 2023 consolidou um recorde de inscritos, com destaque para profissionais formados no Paraguai. A idade média dos participantes também aumentou, refletindo mudanças no perfil dos médicos que aderem ao programa.

O Ministério da Saúde, sob o comando de Nísia Trindade, anunciou em maio deste ano um aumento de 28% no financiamento da atenção primária, com repasse total de R$ 35 bilhões em 2024. Esse valor é superior aos R$ 27,3 bilhões executados em 2023 e reflete o compromisso do governo em ampliar o alcance dos serviços de saúde.

Além disso, houve um crescimento de 52% no número de equipes de saúde da família em 2023, o que resultou em um aumento de 16% nas consultas médicas e de 29% nos procedimentos realizados. Na área de saúde bucal, o programa Brasil Sorridente registrou um salto expressivo, de 385 equipes em 2022 para 2.700 no ano passado.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Supremo Tribunal Federal impede Cremesp de invadir vida privada de pacientes que tiveram aborto consentido

Próximo Artigo

Legislativo aprovou proposta que estabelece plano para reestruturar débitos dos governos estaduais

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!