Os 4.865 dirigentes de diretórios municipais e estaduais do PT pelo Brasil, que venceram as eleições da legenda por meio do Processo de Eleição Direta (PED), foram empossados como novos presidentes neste fim de semana, dando continuidade a novas gestões nos diretórios. Também foram oficializadas a de outros presidentes, a exemplo do presidente Nacional do PT, Edinho Silva, que estará à frente do partido durante os próximos quatro anos. Este foi o maior PED da história do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, com a participação de 549.870 filiadas e filiados.

“As novas direções municipais assumem seus mandatos com grandes tarefas, na defesa da democracia e da soberania nacional, e na luta para garantir punição exemplar de golpistas e dos inimigos da democracia, sem anistia”, destacou o secretário Nacional de Organização (Sorg), Laércio Ribeiro. “Para isso, as novas direções vão precisar investir em uma comunicação popular e na presença cotidiana junto do povo, para mobilizar a sociedade em torno das conquistas do governo Lula, transformando-as em apoio político efetivo, na defesa da justiça tributária, com isenção para os mais pobres e tributação justa para os mais ricos. Com o seu voto, os filiados ajudam a fortalecer a democracia interna da PT em todo o Brasil”, reiterou.

Leia maisEdinho Silva: “Não pode ter anistia para quem organizou assassinato”

Os novos presidentes desempenharão tarefas importantes para o fortalecimento do PT. Uma delas é de ordem institucional, integrando a legenda, ampliando a sua a capilaridade, dialogando com as bases de Norte a Sul do país, debatendo com a população dos grandes, médios e pequenos centros urbanos, além da zona rural. Na pauta, os avanços das gestões do PT e suas novas propostas, antenadas às mudanças sociais, para a melhoria da qualidade de vida da população. O outro desafio é trabalhar para reeleger o presidente Lula e governadores petistas, além de aumentar o número de novos gestores da sigla e ampliar as bancadas parlamentares.

PED 2025

Com uma grande participação da militância, filiados, dirigentes partidários, parlamentares e lideranças petistas de todo o Brasil, o PED 2025 foi considerado pelo secretário Nacional de Organização da legenda como um dos maiores e mais democráticos do Partido dos Trabalhadores ao longo da sua trajetória de 45 anos. Para Láercio, as eleições internas comprovam o caráter democrático do PT e de igualdade entre todos os filiados do maior partido de esquerda da América Latina.

‘’Neste final de semana, concluímos o processo de posse dos diretórios eleitos nos 4.865 municípios que realizaram o PED 2025. Este foi o maior PED da história do Partido dos Trabalhadores, com a participação de 549.870 filiadas e filiados, que com seu voto ajudaram a fortalecer a nossa democracia interna em todo o Brasil. Seguimos juntos e juntas, construindo um PT cada vez mais forte, democrático, no campo, nas cidades e enraizado na luta do povo brasileiro’’, concluiu o secretário Laércio.

Da Redação

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/09/2025