Um estudo conduzido pelo instituto Quaest em parceria com a corretora Genial revelou que 51% dos brasileiros acreditam que houve uma tentativa de golpe contra Luís Inácio Lula da Silva (PT) no Brasil, envolvendo militares e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre os entrevistados, 48% acreditam que Bolsonaro participou diretamente do planejamento dessa ação.
Ainda entre aqueles que declararam ter votado em Bolsonaro em 2022, 39% acreditam na existência dessa tentativa de golpe, enquanto 51% discordam e negam que ela tenha ocorrido.
A pesquisa, realizada com 8.598 pessoas entre 4 e 9 de dezembro, apontou que 75% dos entrevistados defendem a condenação das pessoas já presas devido às investigações sobre o caso. Entre os eleitores de Lula, esse índice sobe para 80%. Já entre os apoiadores de Bolsonaro, 68% também concordam com a aplicação de uma sentença condenatória.
Metade dos entrevistados (50%) acredita que as acusações não afetam a imagem de Bolsonaro, enquanto 42% consideram que elas prejudicam sua reputação. Apenas 3% enxergam um impacto positivo para o ex-presidente.
Em relação a Lula, 51% dos entrevistados afirmam que as notícias sobre a tentativa de golpe não fazem diferença para sua imagem. Por outro lado, 33% acreditam que a divulgação dessas informações fortalece sua candidatura para 2026.