A maioria dos brasileiros apoia a tributação das riquezas dos indivíduos mais ricos. De acordo com uma pesquisa da Ipsos, divulgada recentemente.
Segundo o estudo, 69% dos entrevistados concordam que deve haver uma taxação mais rigorosa para as grandes riquezas. Esse percentual é semelhante à média dos países do G20, que é de 68%.
No entanto, 13% dos brasileiros discordam ou tendem a discordar da ideia de que as pessoas ricas devem pagar mais impostos sobre suas riquezas. Outros 15% se mantiveram neutros. Já 3% não souberam responder.
No Brasil, não apenas o desejo majoritário é para que os ricos paguem mais tributos, mas também para que as grandes empresas paguem mais impostos.
Segundo o estudo, 69% afirmaram que empresas grandes devem pagar mais tributos. Outros 11% discordam da ideia, ao passo que 17% se mantiveram neutros.
Os resultados sobre o Brasil fazem parte de um estudo global da Ipsos, que ouviu 22 mil participantes em 22 países. As pesquisas, realizadas de modo online, aconteceram entre 5 de março e 8 de abril.
O Brasil lidera uma iniciativa em discussão no G20, que visa impor um cerco global aos bilionários. A ideia é que super-ricos passem a pagar mais impostos, com vistas a reduzir a desigualdade social.
O Brasil e a França apoiam essa iniciativa e estão pressionando o FMI para que a taxação internacional dos mais ricos seja implementada.