Maduro reage à crítica do G7 e promete reavaliar alianças após apoio a González

O presidente reeleito da Venezuela denunciou nesta terça-feira o “complexo de dominação e interferência” do G7, após os países membros expressarem apoio ao opositor Edmundo González Urrutia, que se declara “presidente eleito” do país.

“A Venezuela rejeita categoricamente o pronunciamento absurdo sobre o processo eleitoral e político venezuelano. Tentam, a partir do complexo de dominação e interferência, preparar o terreno para não reconhecer as instituições e decisões do povo venezuelano”, expressou o ministério das Relações Exteriores.

“Advertimos aos países do G7 que essa atitude intervencionista e desrespeitosa não ficará sem resposta. A Venezuela procederá à revisão integral de suas relações com cada um dos governos que compõem este grupo, porque o respeito à soberania nacional não é negociável”, destaca o comunicado.

Em um tom contundente, o comunicado venezuelano acusou o G7 de agir como “árbitro da democracia global” enquanto, segundo Caracas, encobre seus próprios problemas internos. “Esses países apoiam genocídios e estimulam a propagação de ideologias totalitárias e autoritárias no mundo”, afirma o documento.

A Venezuela respondeu que o grupo tenta recriar um “Guaidó 2.0”, referindo-se a Juan Guaidó, líder da oposição venezuelana que se autoproclamou “presidente interino” em 2019 e que foi reconhecido por dezenas de países.

Em comunicado conjunto, os chanceleres do G7, formado por Estados Unidos, Canadá, Itália, Alemanha, Reino Unido, Japão e França, consideraram González vencedor das eleições de 28 de julho, nas quais o presidente Nicolás Maduro foi proclamado reeleito.

Artigo Anterior

Alckmin prevê aprovação de ajuste orçamentário em breve prazo

Próximo Artigo

Crise política brasileira atinge ponto mais baixo com suposta conspiração para eliminar Lula, afirma o partido

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!