Maduro agendará reunião com Lula para discutir situação política venezuelana e eleições presidenciais

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, solicitou uma conversa telefônica com o presidente brasileiro, Lula, agendada para esta quinta-feira, ainda sem horário específico.

A solicitação foi feita ao Palácio do Planalto pelo embaixador venezuelano no Brasil, Manuel Vadell, informaram fontes do governo.

Durante uma entrevista à TV Centro América, Lula afirmou que só reconhecerá o resultado das eleições venezuelanas após a verificação da autenticidade das atas eleitorais.

Paralelamente, o Brasil discute uma declaração conjunta com a Colômbia e o México sobre a transparência dessas eleições, buscando uma posição unificada entre os governos de esquerda para pressionar Maduro.

O Centro Carter, uma entidade pró-democracia, declarou que as eleições venezuelanas não cumpriram os critérios democráticos, uma posição que influencia as deliberações do governo brasileiro, apesar de evitar um alinhamento imediato.

Em outra frente, o Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) não conseguiu aprovar uma resolução para intensificar a pressão sobre Maduro, com a votação resultando em 17 abstenções, 17 votos favoráveis, e cinco ausências, destacando a divisão nas Américas.

Entre os países que se abstiveram estavam Brasil, Bolívia, Colômbia e Honduras, refletindo uma cautela regional no tratamento da questão venezuelana.

Artigo Anterior

Comentários xenófobos de Trump sobre Kamala Harris suscitam ira nos Estados Unidos

Próximo Artigo

PF investiga suspeita de criação de estrutura paralela da Abin na campanha de Ramagem, afirma jornal

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!