A equipe de campanha do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que busca um terceiro mandato de seis anos, está confiante em sua vitória na eleição do próximo dia 28, disse nesta segunda-feira o chefe da equipe ao anunciar os próximos atos políticos.
“Vamos conquistar. Não tenha a menor dúvida disso”, declarou em entrevista coletiva o parlamentar Jorge Rodríguez, líder do chavismo governante.
A campanha eleitoral começa formalmente nesta terça, embora tanto o líder socialista quanto seu principal adversário, Edmundo González, representante da líder inabilitada María Corina Machado, tenham começado a percorrer o país há meses.
A maioria das pesquisas aponta uma vantagem de González, embora sua permanência na disputa esteja ameaçada por uma ação na Suprema Corte contra o partido que o apoia.
“Esperamos que os candidatos da oposição sejam serenos, sérios, respeitosos e reconheçam os resultados, como fizemos nas duas ocasiões em que não fomos favorecidos pelo voto do povo venezuelano”, disse Rodríguez, que anunciou mobilizações simultâneas em 70 cidades no próximo dia 4.
“É uma homenagem ao 70° aniversário do nosso líder Hugo Chávez”, que coincide com a data das eleições. “Vamos ocupar Caracas por completo”, acrescentou Rodríguez, sobre manifestações que sairão de vários cantos da capital até o palácio presidencial de Miraflores.
González e María Corina anunciaram a “caravana com a Venezuela”, que começa na próxima quinta-feira, também em Caracas, e percorrerá outras cidades.