Macron promete assinar acordo se Mercosul aceitar cláusulas

Durante a visita de Lula a Paris, Emmanuel Macron voltou a colocar freios na assinatura do acordo entre União Europeia e Mercosul. O presidente francês afirmou estar “disposto” a formalizar o tratado ainda este ano, mas sob uma condição: que o texto inclua medidas de proteção ao setor agropecuário europeu, especialmente vulnerável à concorrência sul-americana. “Vamos convencer nossos agricultores de que esse acordo é bom para eles”, disse, em tom mais confiante que conclusivo.

Defensor das chamadas “cláusulas-espelho”, Macron quer que os produtores do Mercosul sigam as mesmas normas ambientais e sanitárias dos europeus. O momento é delicado, já que em meio à ameaça de tarifas de Donald Trump, cresce a pressão para que o tratado avance. Mas, por ora, Macron parece mais preocupado em manter os tratores franceses longe das ruas do que em destravar um acordo de 25 anos. (Foto/reprodução internet)

Artigo Anterior

”O SUS em risco; avançam a ‘dupla porta’, privatizações, terceirizações e PPPs, colocando em perigo a universalidade e a integralidade”, alerta o sanitarista Roberto Mardem

Próximo Artigo

Bolsonaro se hospeda na sede do governo de SP e faz “intensivão” pré-depoimento

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!