Macron é escolhido como líder da bancada do partido antes de início das negociações para formar um governo

O primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, foi eleito líder da bancada parlamentar do partido do presidente, Emmanuel Macron, quase uma semana após eleições legislativas antecipadas que deixaram o país em suspenso, após a esquerda vencer sem conquistar a maioria absoluta.

Macron dissolveu a Assembleia Nacional e convocou eleições legislativas logo após a vitória da extrema-direita francesa nas eleições europeias de 9 de junho. Nenhum partido ou coalizão obteve a maioria absoluta de 289 deputados no segundo turno.

Attal, 35 anos, concorreu como candidato único do partido Renascimento, duramente atingido pela decisão de Macron de convocar eleições antecipadas. Dos 98 deputados do Renascimento inscritos para votar, 84 o apoiaram.

Após a vitória da oposição nas eleições legislativas, Attal anunciou que apresentaria sua renúncia, mas Macron lhe pediu que permanecesse mais um pouco no cargo, para “garantir a estabilidade” do país, que receberá os Jogos Olímpicos este mês.

Attal assume a função de líder da bancada na próxima quinta-feira, na sessão de abertura da nova legislatura.

A aliança Nova Frente Popular ficou em primeiro lugar nas eleições legislativas, com 193 cadeiras; a aliança de centro-direita de Macron obteve 164; e a extrema-direita, mais de 143 das 577 cadeiras da Assembleia.

Macron, que tem três anos de mandato pela frente, é encarregado de nomear o primeiro-ministro, que deve ter apoio suficiente na Assembleia para sobreviver a uma moção de censura.

Artigo Anterior

Equipe de Lula apura suspeita de irregularidades em 300 mil solicitações de ajuda após desastre no Rio Grande do Sul

Próximo Artigo

Jeferson Miola: Estruturas políticas falhas e corruptas permitiram o avanço e a permanência da quadrilha militar-bolsonarista no poder

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!