O ex-presidente da Argentina, Mauricio Macri. Foto: Divulgação

Durante um evento em Madri nesta semana, o ex-presidente da Argentina, Mauricio Macri, revelou uma conversa inusitada com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrida em 2018. Segundo ele, Trump sugeriu que a Argentina conquistasse o Chile para obter acesso ao Oceano Pacífico.

A declaração foi feita durante um encontro promovido pela Fundação Internacional para a Liberdade, onde Macri compartilhou a informação com o público. O episódio teria acontecido em Buenos Aires, durante a cúpula do G20, quando Trump visitava oficialmente o país sul-americano.

“Ele [Trump] começou a olhar um mapa no meu gabinete e, ao ver o lado esquerdo, perguntou: ‘O que é isso?’ Eu respondi: ‘É o Chile’. E ele disse: ‘Você deveria conquistar o Chile para ter dois oceanos’”, relatou Macri, reproduzindo o comentário do americano.

Mauricio Macri visitando Donald Trump na Casa Branca em 2017. Foto: Divulgação

O ex-presidente argentino afirmou que todos que estavam presentes na ocasião riram da observação, que, segundo ele, foi dita “meio sério, meio brincando”. Macri também mencionou que, com o tempo, outras declarações semelhantes de Trump vieram à tona, como as propostas de anexação do Canadá ou da Groenlândia.

Macri reforçou no evento que mantém uma boa relação com Trump e o considera um amigo. Ele ainda comentou que, durante seus mandatos, as ideias de Trump sobre reciprocidade comercial já ficavam claras, especialmente em contextos de protecionismo no comércio internacional.

A conversa entre os dois teria ocorrido no gabinete presidencial argentino, onde Macri costumava mostrar um mapa para explicar a distribuição das províncias do país a chefes de Estado visitantes.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/05/2025