O ex-presidente Jair Bolsonaro com tornozeleira eletrônica. Foto: Reprodução

Em prisão domiciliar, o ex-presidente Jair Bolsonaro passou o Dia dos Pais com a família em Brasília. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e quase todos os filhos dele participaram da celebração, exceto o deputado federal licenciado Eduardo (PL-SP), que fugiu para os Estados Unidos.

Apesar das restrições impostas pela Justiça e da iminência de uma condenação pelo STF por tentativa de golpe de Estado, o encontro ocorreu em clima de harmonia, segundo a revista Veja. A ocasião também serviu para conversas sobre política, incluindo especulações sobre possíveis empreitadas eleitorais de Michelle.

Bolsonaro afirmou que finalmente está “vendo uma luz no fim do túnel”, manifestando otimismo em relação ao futuro e à possibilidade de anistia que recuperaria seus direitos políticos. A avaliação de aliados é de que uma combinação de fatores poderia tornar isso possível.

Um dos fatores é o motim de parlamentares bolsonaristas no Congresso, que trouxe de volta o debate sobre anistia. O plano seria convencer o Centrão a apoiar a medida em troca de mudanças no foro privilegiado, que tiraria inquéritos sobre desvio de emendas parlamentares das mãos do STF.

Jair Bolsonaro e Donald Trump durante encontro nos Estados Unidos, em 2020. Foto: Agência Brasil

Outro elemento citado pelo clã é a pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o Brasil. Recentemente, ele anunciou tarifas de 50% às exportações brasileiras e aplicou a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, ações vistas como forma de pressionar o país em favor de Bolsonaro.

Trump ainda indicou que poderá ampliar o cerco caso Bolsonaro não supere os obstáculos judiciais. Na semana passada, em conversa com jornalistas na Casa Branca, ele criticou o Brasil e defendeu o ex-presidente.

“O Brasil tem algumas leis muito ruins acontecendo. Eles pegaram um presidente e o colocaram na prisão ou estão tentando prendê-lo. Isso é realmente uma execução política que estão tentando fazer com o Bolsonaro. Acho isso terrível”, afirmou o mandatário americano.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 19/08/2025