O Ministério do Turismo revelou que 59 milhões de brasileiros planejam viajar a lazer durante as férias de verão, entre dezembro e fevereiro. Segundo o levantamento, as praias nacionais são os destinos favoritos.
Luís Carlos, gerente de um hotel, destacou o impacto positivo dessa alta na ocupação: “Normalmente, estaríamos com 50% ou 60%, mas agora atingimos 75%, e até o dia 31 esperamos chegar a 100% de ocupação”.
De acordo com a pesquisa, metade dos turistas que escolheram viajar dentro do Brasil optaram pelo litoral. A assistente de marketing Beatriz Silva reforçou essa preferência, destacando o efeito relaxante do mar: “O barulho das ondas traz paz. Para mim, é calmante”.
Estados mais procurados
A Bahia lidera como o estado mais procurado, representando 16% das escolhas. Em seguida, aparecem São Paulo e Rio de Janeiro. Estados como Santa Catarina, Paraíba e Sergipe também ganham destaque pelo aumento no fluxo de turistas nesta temporada.
As viagens têm duração média de 12 dias, com um gasto médio de R$ 2,5 mil por pessoa, incluindo transporte, hospedagem e alimentação.
Luciana Santos, presidente da Abav, celebrou o bom momento do turismo nacional, atribuindo o aumento à valorização do turismo interno: “O brasileiro está redescobrindo as belezas do país. Além disso, investimentos em cidades não tradicionais ajudaram a impulsionar a demanda”.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line