Nesta segunda-feira (3), uma nova pesquisa Genial/Quaest revelou que o presidente Lula (PT) vence todos os adversários em diferentes cenários traçados para a Presidência em 2026, caso a disputa fosse hoje. Foram testados nomes como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do cantor Gusttavo Lima, do coach Pablo Marçal (PRTB), do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e dos governadores de Minas Gerais e Goiás, Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União).
Na pesquisa estimulada, com os nomes dos potenciais candidatos apresentados, foram quatro cenários de primeiro turno e seis de segundo. Em todos Lula está numericamente à frente. É fundamental considerar que nos cenários de primeiro turno existem muitos candidatos de direita, o que divide os votos nesta primeira etapa.
Leia mais: Pesquisa faz governo Lula ligar o “sinal amarelo”: é urgente avançar
No entanto, quando o confronto é direto já no segundo turno, Lula mantém o seu desempenho e bate todos os adversários.
Ainda assim, a pesquisa complementa outros resultados já trazidos pela consultoria que são um sinal de alerta para o governo. Em um deles é mostrado que a taxa de desaprovação do presidente, pela primeira vez, superou a de aprovação.
Cenários de 1º turno
No primeiro cenário traçado, que não conta com Eduardo Bolsonaro, Lula marca 30% da preferência.
- Lula (PT): 30%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 13%
- Gusttavo Lima (Sem Partido): 12%
- Pablo Marçal (PRTB): 11%
- Ciro Gomes (PDT): 9%
- Romeu Zema (Novo): 3%
- Ronaldo Caiado (União): 3%
- Indeciso: 5%
- Branco/Nulo/Não Vai Votar: 14%
Nos demais cenários, em que há outras combinações, os valores mudam, mas Lula marca sempre de 28% a 33%. Veja todos na imagem abaixo:
Cenários de 2º turno
Nas possibilidades de 2º turno, o presidente vence todos: Lula 41% X 35% Gusttavo Lima; Lula 44% X 34% Eduardo Bolsonaro; Lula 44% X 34% Pablo Marçal; Lula 43% X 34% Tarcísio; Lula 45% X 28% Zema; Lula 45% X 26% Caiado.
O que chama a atenção é que o melhor desempenho de oposição é o do cantor sertanejo, sem nenhuma experiência política e que teve o nome envolvido em polêmicas como a de realizar shows milionários em cidades pequenas com poucos recursos, o que onera de forma substancial o caixa das Prefeituras, e também em caso de lavagem de dinheiro e organização criminosa por seu envolvimento com casas de apostas, sendo inocentado posteriormente.
Pesquisa espontânea
A Quaest ainda realizou a pesquisa espontânea, em que não são citados os nomes de possíveis candidatos. Nesse caso Lula fica com 9%, Jair Bolsonaro (PL) também com 9%, Gusttavo Lima 1%, outros 1%, indecisos 78% e Branco/Nulo/Não Vai Votar 2%.
Apesar de citado, Jair está inelegível até 2030.
A pesquisa foi realizada entre 21 e 23 de janeiro com 4500 pessoas de forma presencial. A margem de erro estimada é de 1% e o nível de confiança nos resultados é de 95%.