Lula venceria hoje Tarcísio, Zema, Marçal e Gusttavo Lima, mostra Quaest

Nesta segunda-feira (3), uma nova pesquisa Genial/Quaest revelou que o presidente Lula (PT) vence todos os adversários em diferentes cenários traçados para a Presidência em 2026, caso a disputa fosse hoje. Foram testados nomes como o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do cantor Gusttavo Lima, do coach Pablo Marçal (PRTB), do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e dos governadores de Minas Gerais e Goiás, Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União).

Na pesquisa estimulada, com os nomes dos potenciais candidatos apresentados, foram quatro cenários de primeiro turno e seis de segundo. Em todos Lula está numericamente à frente. É fundamental considerar que nos cenários de primeiro turno existem muitos candidatos de direita, o que divide os votos nesta primeira etapa.

Leia mais: Pesquisa faz governo Lula ligar o “sinal amarelo”: é urgente avançar

No entanto, quando o confronto é direto já no segundo turno, Lula mantém o seu desempenho e bate todos os adversários.

Ainda assim, a pesquisa complementa outros resultados já trazidos pela consultoria que são um sinal de alerta para o governo. Em um deles é mostrado que a taxa de desaprovação do presidente, pela primeira vez, superou a de aprovação.

Cenários de 1º turno

No primeiro cenário traçado, que não conta com Eduardo Bolsonaro, Lula marca 30% da preferência.

  • Lula (PT): 30%
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 13%
  • Gusttavo Lima (Sem Partido): 12%
  • Pablo Marçal (PRTB): 11%
  • Ciro Gomes (PDT): 9%
  • Romeu Zema (Novo): 3%
  • Ronaldo Caiado (União): 3%
  • Indeciso: 5%
  • Branco/Nulo/Não Vai Votar: 14%

Nos demais cenários, em que há outras combinações, os valores mudam, mas Lula marca sempre de 28% a 33%. Veja todos na imagem abaixo:

Cenários de 2º turno

Nas possibilidades de 2º turno, o presidente vence todos: Lula 41% X 35% Gusttavo Lima; Lula 44% X 34% Eduardo Bolsonaro; Lula 44% X 34% Pablo Marçal; Lula 43% X 34% Tarcísio; Lula 45% X 28% Zema; Lula 45% X 26% Caiado.

O que chama a atenção é que o melhor desempenho de oposição é o do cantor sertanejo, sem nenhuma experiência política e que teve o nome envolvido em polêmicas como a de realizar shows milionários em cidades pequenas com poucos recursos, o que onera de forma substancial o caixa das Prefeituras, e também em caso de lavagem de dinheiro e organização criminosa por seu envolvimento com casas de apostas, sendo inocentado posteriormente.

Pesquisa espontânea

A Quaest ainda realizou a pesquisa espontânea, em que não são citados os nomes de possíveis candidatos. Nesse caso Lula fica com 9%, Jair Bolsonaro (PL) também com 9%, Gusttavo Lima 1%, outros 1%, indecisos 78% e Branco/Nulo/Não Vai Votar 2%.

Apesar de citado, Jair está inelegível até 2030.

A pesquisa foi realizada entre 21 e 23 de janeiro com 4500 pessoas de forma presencial. A margem de erro estimada é de 1% e o nível de confiança nos resultados é de 95%.

Artigo Anterior

Povo reconhece trabalho de Lula em pesquisa liderada pelo Presidente, afirmam petistas

Próximo Artigo

Maioria da Segunda Turma do STF mantém condenação de réus pela tragédia da boate Kiss

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!