O presidente Lula (PT) vence todos os adversários da oposição em cenários de primeiro e segundo turno na disputa pela presidência da República em 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (3).
O levantamento testou quatro cenários para o primeiro turno e seis para o segundo, com Lula liderando em todos, repetindo o desempenho da pesquisa anterior, de dezembro.
Se as eleições fossem hoje, Lula derrotaria nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o cantor Gusttavo Lima (sem partido); Pablo Marçal (PRTB); o deputado Eduardo Bolsonaro (PL); Ciro Gomes (PDT); o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Primeiro turno
No primeiro turno, Lula aparece com 30% das intenções de voto no primeiro cenário, seguido por Tarcísio de Freitas (13%), Gusttavo Lima (12%), Pablo Marçal (11%), Ciro Gomes (9%), Romeu Zema (3%) e Ronaldo Caiado (3%). Os indecisos somam 5%, enquanto 14% disseram que votariam em branco, nulo ou não compareceriam às urnas.
O segundo cenário traz Lula com 28%, Gusttavo Lima e Marçal empatados com 12%, Eduardo Bolsonaro com 11%, Ciro com 10%, Zema com 5% e Caiado com 3%. Novamente, 5% dos eleitores estão indecisos, e 14% declararam voto branco, nulo ou abstenção.
No terceiro cenário, Lula alcança 32%, enquanto Gusttavo Lima aparece com 13%, Marçal com 14%, Ciro com 12%, Zema com 5% e Caiado com 4%. Os indecisos somam 4%, e 16% declararam voto branco, nulo ou abstenção.
No quarto cenário, Lula lidera com 33%, seguido por Gusttavo Lima (18%), Ciro (13%), Zema (8%) e Caiado (4%). O percentual de indecisos é de 5%, e 19% declararam voto branco, nulo ou ausência nas urnas.
Segundo turno
No segundo turno, a pesquisa aponta vitória de Lula em todos os cenários testados. O adversário mais competitivo é Gusttavo Lima, que registra 35% contra 41% do petista. Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal aparecem com 34% cada, mas também perderiam para Lula.
Contra os demais, o presidente teria 43% contra 34% de Tarcísio de Freitas, 45% contra 28% de Romeu Zema e 45% contra 26% de Ronaldo Caiado. Em todos os cenários, os indecisos ficaram em 4%, enquanto votos brancos, nulos ou abstenções variaram entre 19% e 25%.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece empatado com Lula, ambos com 9% das intenções de voto, enquanto Gusttavo Lima tem 1%. Os indecisos somam 78%, e os votos brancos, nulos ou abstenções, 2%. Bolsonaro não foi incluído nos cenários estimulados por estar inelegível.
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou presencialmente 4.500 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line