São Paulo – O presidente Jair Inácio Lula da Silva (PT) disse na manhã desta terça-feira (2) que a alta do dólar nos últimos dias é um jogo especulativo contra o Real. Ontem (1º), a moeda fechou em R$ 5,65. E às 11h30 de hoje o dólar estava cotado a R$ 5,6784. Em entrevista à Rádio Sociedade, de Salvador, Lula rebateu a narrativa do mercado de que a desvalorização da moeda brasileira, que está completando 30 anos, seja causada principalmente pelo seu discurso contra a política de juros altos do Banco Central.
“O mercado não pode ser vítima de mentiras. A gente não pode inventar as crises, não pode pagar as culpas”, disse Lula, referindo-se a boatos de que o dólar dispara toda vez que ele critica o presidente do BC, Roberto Campos Neto. “No caso da entrevista ao Uol, fomos ver e percebemos que o dólar havia subido 15 minutos antes de começar a entrevista”, disse.
O presidente concedeu entrevista ao portal Uol na última quarta-feira (26). Na ocasião, voltou a defender a prioridade, em seu governo, dos investimentos em políticas sociais, como na valorização do salário mínimo. E foi enfático nas críticas à alta dos juros.
“Claro que me preocupa (a alta do dólar), mas essa subida é uma especulação, um jogo especulativo contra o Real. Eu tenho me reunido com o pessoal (da área econômica) para saber o que a gente vai fazer. Na quarta (3) teremos uma reunião. Mas não é normal o que está acontecendo”, disse.