Após semanas de especulação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Pimenta será substituído pelo publicitário Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha presidencial de Lula em 2022. A mudança ocorrerá na próxima semana, com posse prevista para terça-feira (14).
A saída de Pimenta já era cogitada há meses, mas a situação foi definida após Lula promover o ministro a cargo temporário de coordenação das ações de ajuda ao Rio Grande do Sul, estado natal dele, atingido pelas enchentes de maio de 2023. Mesmo após esse gesto, a troca na Secom parecia iminente.
Sidônio, que iniciou sua carreira como marqueteiro na Bahia, foi responsável pelas campanhas vitoriosas de Jaques Wagner e Rui Costa, governadores do estado entre 2006 e 2018. Sua proximidade com Lula se fortaleceu durante a eleição de 2022, quando atuou como marqueteiro da campanha e desenvolveu uma sintonia estreita com o petista.
Nos últimos meses, Sidônio já vinha participando de forma ativa da gestão da Secom, apesar de ainda não ter cargo formal. Ele foi responsável pela criação de peças publicitárias como a do anúncio da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, em novembro de 2024.
Também esteve à frente da campanha de final de ano do governo, com o conceito “Todo dia a gente faz um Brasil melhor”.
A saída de Paulo Pimenta ocorrerá oficialmente na quinta-feira (9), quando ele entrará de férias. Em retorno, o ex-ministro discutirá seu futuro no governo com Lula, incluindo a possibilidade de reassumir sua cadeira na Câmara dos Deputados ou assumir outro cargo no Executivo federal. A troca deve ser formalizada entre o final desta semana e o início da próxima.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line