O presidente Lula (PT) condecorou, nesta quinta-feira 5, o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica com o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira a estrangeiros.

“Essa medalha estou entregando a Pepe Mujica não pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser companheiro”, disse o petista durante uma visita à tradicional chácara de Mujica, em Montevidéu. “Ele é a pessoa mais extraordinária que conheci”.

Lula e Mujica compartilham uma trajetória de amizade e afinidade ideológica. O uruguaio foi presidente entre 2010 e 2015 e se tornou uma figura global pelo estilo de vida austero e pela defesa dos direitos humanos e ambientais.

O encontro ocorreu dias após Yamandú Orsi, presidente eleito e pupilo de Mujica, visitar o Brasil e se reunir com o petista no Palácio do Planalto, em Brasília.

Na semana passada, Mujica afirmou, em entrevista à AFP, estar preocupado com o futuro político do Brasil após o fim da carreira de Lula. “Está perto dos 80 anos de idade. E ele não tem substituto. Essa é a desgraça do Brasil.”

O presidente Lula e o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, em 5 de dezembro de 2024. Foto: Dante Fernandez/AFP

Lula chegou a Montevidéu na tarde desta quinta. Esta é a segunda visita que ele faz a Pepe Mujica em seu terceiro mandato. O presidente está na capital uruguaia para participar da cúpula do Mercosul, nesta sexta-feira 6.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/12/2024