O presidente Lula (PT) sancionou a lei que inscreve o nome da inconfidente Hipólita Jacinta no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria. A decisão consta da edição do Diário Oficial da União da última sexta-feira 3 e decorre de um projeto de lei do deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP).
Hipólita Jacinta Teixeira de Melo (1748-1828) é reconhecida como a única mulher a participar ativamente da Inconfidência Mineira, um dos principais movimentos anticoloniais do Brasil.
Ela fazia parte da elite de Vila Rica, atual Ouro Preto, então capital da capitania de Minas Gerais. Sua propriedade, a Fazenda Ponta do Morro, sediava encontros e reuniões secretas de participantes do movimento.
Uma de suas ações mais notáveis foi a autoria de uma carta na qual denunciou Joaquim Silvério dos Reis, o delator do movimento, como traidor. Não foi presa como os demais revolucionários, mas todos os seus bens foram confiscados pelo governo colonial.
“Seu legado foi resgatado ao longo dos anos graças aos esforços de mulheres empenhadas em revelar a participação feminina na história nacional”, afirmou Cid Gomes (PSB-CE), relator do projeto no Senado. “Em 1999, houve a concessão póstuma a Hipólita Jacinta Teixeira de Melo da Medalha da Inconfidência, e ela se tornou a primeira mulher a receber tal distinção.”
(Com informações da Agência Senado)