O presidente Lula indicou, nesta sexta-feira 21, que deve ser o candidato do PT nas eleições presidenciais de 2026. A hipótese de reeleição havia sido descartada pelo político durante a última campanha, em 2022, mas voltou a ganhar corpo nos últimos dois anos.
“A partir de agora quem quiser disputar comigo [em 2026] tem que ir pra rua”, disse o petista, durante uma cerimônia de assinatura da concessão de Terminal do Porto de Itaguaí.
O petista se mostrou confiante com os resultados de seu governo, ainda que pesquisas de opinião mostrem uma queda de sua popularidade entre os eleitores. Os últimos levantamentos têm indicado uma recuo na aprovação e um consequente aumento da rejeição.
Ainda assim, Lula enalteceu os resultados econômicos do País que, segundo estimativa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada na segunda-feira 17, teve crescimento de 3,5% em 2024.
“Depois que eu deixei a Presidência em 2010, a economia nunca mais tinha crescido acima de 3%, já crescemos a 3,5%, vamos crescer a 3,8% e vamos continuar crescendo e, mais importante do que crescer, distribuir esse crescimento para que o povo possa melhorar de vida”, apontou.
Lula comentou, ainda, sobre o seu bom estado de saúde, após realizar um check-up de saúde na quinta-feira 20, poucos meses depois de realizar uma cirurgia na cabeça.
“Os médicos me falaram que eu tenho 70, com saúde de 30 e vontade política de 20. Então, se alguém pensava, como o aloprado que fez um plano pra me matar, que eu ia parar de fazer política, por causa da cabeça, eu quero é dizer: se preparem que o Lulinha tá melhor aos 79 do que quando ele tinha 50″, ironizou.
“Então, a partir de agora quem quiser disputar comigo tem que ir pra rua, na porta de fábrica, do estaleiro, da Petrobras, do Banco do Brasil, conversando com o povo, porque é pra isso que fui eleito, para melhorar a vida do povo brasileiro”, insistiu o presidente.
Contrato de concessão do terminal ITG02, em Itaguaí (RJ)
Lula participou, nesta sexta-feira 21, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão do terminal ITG02, em Itaguaí (RJ). Arrematado pela Cedro Participações S.A. no leilão de dezembro passado, o terminal receberá 3,58 bilhões de reais em investimentos. Os ministros do Trabalho, Luiz Marinho, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também estiveram presentes na agenda.
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, esse é o maior valor já obtido em leilões do setor.
Com 250 mil m² de área, o terminal tem capacidade para movimentar 20 milhões de toneladas por ano e deverá impulsionar a produção portuária em um terço. As operações deverão se concentrar no minério de ferro.
Na cerimônia, também houve o anúncio da utilização dos recursos de 2024 e 2025 do Fundo da Marinha Mercante. Foram firmados contratos que totalizam 5,49 bilhões.