A prefeita de Santiago, Irací Hassler, reuniu-se esta manhã com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve no Chile desde domingo para a assinatura de diversos acordos bilaterais.
Lula se reuniu por 30 minutos com a prefeita no hotel Ritz Carlton, em Las Condes. A conversa se deu em português, pois Hassler é filha de mãe brasileira e pai chileno e foi eleita em 2021 pelo Partido Comunista Chileno.
O mandatário brasileiro foi condecorado com a medalha de Santiago, como reconhecimento a sua luta por tirar as pessoas da pobreza, da fome e pela educação pública. O presidente brasileiro deu a ela uma bolsa em formato de concha feita por artesãos cearenses.
Após a reunião, a líder comunista disse: “Tivemos uma reunião importante com o presidente Lula, onde partilhamos especialmente a nossa visão sobre a educação, sobre o sistema de cuidados de bairro em Santiago e também sobre as políticas de cuidados que ele está promovendo no Brasil, segurança pública como uma questão fundamental para os nossos países e para a perspectiva da cidade.”
“Foi um encontro onde partilhamos visões comuns de fortalecimento da educação pública, que é a educação de todas as pessoas e que implica a oportunidade para o desenvolvimento dos nossos países”, acrescentou. “Pudemos também partilhar a amizade entre os nossos países e sem dúvida também o carinho pelo Brasil, uma terra que me é especialmente próxima pela minha mãe.”
Da mesma forma, Hassler garantiu que “em todos os seus mandatos, o presidente Lula teve, e nos destacou especialmente neste governo, um foco no fortalecimento da educação e em poder tirar as pessoas da pobreza, da fome e principalmente do analfabetismo. Portanto foi um encontro muito valioso que sem dúvida contribui para o desenvolvimento da nossa cidade e para o vínculo de amizade entre o Chile e o Brasil.”
Buenos Días! Presidente Lula começou o dia se encontrando com a prefeita de Santiago, Irací Hassler, e recebeu a Medalha de Santiago, como reconhecimento do seu trabalho de combate à fome e a pobreza e a educação pública.
Entre os assuntos abordados pela autarquia que irá tentar a reeleição em outubro estiveram também os projetos que pretende realizar e outros que concluiu durante o seu mandato.
Também participaram do evento os diretores municipais da Secplan, Felipe Esbir; da Educação, Rodrigo Roco; de Segurança, Kevin Díaz; e a vice-diretora de Diversidade, Rosario Olivares.