O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (28) as ginastas brasileiras que conquistaram medalhas inéditas no Mundial de Ginástica Rítmica, realizado no Rio de Janeiro.
A seleção de conjunto, formada por Maria Eduarda Arakaki (capitã), Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves, garantiu duas medalhas de prata, as primeiras do Brasil na história da competição.
“Vocês não são inferiores a nenhuma ginasta do mundo inteiro. O que precisavam era de oportunidades, e isso é obrigação do Estado oferecer. Vamos continuar fortalecendo o Bolsa Atleta porque cabe ao governo criar as condições para que vocês disputem em igualdade com americanas, francesas, alemãs ou qualquer outra atleta do mundo”, festeja o presidente.
Leia mais: Com medalhistas olímpicos, Lula diz que é preciso investir no esporte
Lula disse ainda que valeu a pena a dedicação e sacrifício delas na conquista. “Criamos o Bolsa para fazer algo nobre pelo esporte brasileiro e apoiar aqueles atletas sem patrocínio. Em breve, vamos anunciar também a Universidade do Esporte”, antecipa.
“São cinco atletas de cinco estados diferentes que se uniram para dar orgulho ao Brasil. Esse trabalho não começa hoje, mas houve uma virada de chave com os investimentos feitos no esporte. Antes, elas treinavam em Aracaju em um espaço quente, sem qualquer ar-condicionado. Hoje têm estrutura moderna, fruto da sensibilidade do presidente em apoiar tanto a base quanto o alto rendimento. Vocês são orgulho para o Brasil”, disse o ministro do Esporte, André Fufuca.
As conquistas
No Mundial, realizado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, o conjunto brasileiro conquistou duas medalhas de prata, na apresentação de fitas e na série mista (três bolas e dois arcos).
Além do feito do conjunto, o Brasil também brilhou no individual, Bárbara Domingos encerrou o torneio entre as dez melhores ginastas do mundo, outro resultado inédito. Já Geovanna Santos alcançou a 18ª posição em sua estreia em finais de Mundial.
Com informações da Ascom/MEsp