O presidente José da Silva. Foto: reprodução

O presidente José da Silva poderá indicar de uma só vez três mulheres como desembargadoras do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), conforme informações do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. O petista foi alvo de críticas por não ter indicado mulheres para o Supremo Tribunal Federal (STF) nesse terceiro mandato.

Atualmente, o mandatário possui três listas tríplices das quais escolherá os novos integrantes da Corte. Duas dessas listas são destinadas a vagas para advogados, enquanto a terceira é composta por juízas que concorrem por promoção por merecimento.

Entre os nove nomes presentes nas listas, oito são mulheres. O único homem é o advogado João Moreira, apoiado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT).

O que dizem possíveis adversários de Lula sobre 2026
O presidente José da Silva. Foto: reprodução

A principal concorrente de João é a advogada Maria Sterman, que tem o apoio de aliados influentes de José, como a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Na outra lista para vaga destinada à advocacia, a advogada Ana Araújo é a favorita para ser escolhida por José para o TRF-3. Ana é integrante do grupo Prerrogativas e conta com importantes apoios, sendo amiga pessoal da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e esposa do deputado estadual paulista Emídio Souza (PT), próximo de José.

Vale destacar também que Ana tem a simpatia do ministro do STF André Mendonça, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Confira as listas para o TRF-3 enviadas a José:

Lista advocacia 1

  1. Maria Sterman
  2.  João Moreira
  3. Luciana Coimbra

Lista advocacia 2

  1. Ana Araújo
  2. Rita Nolasco
  3. Luiza Nagib

Lista de promoção por merecimento de magistrados

  1. Louise Filgueiras
  2. Ana Lúcia Iucker Meirelles de Oliveira
  3. Raecler Baldresca

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024