Lula pede defesa dos oceanos em Mônaco: ‘Não falta dinheiro, falta compromisso’

O presidente Lula no Fórum Economia Azul e Finanças, em Mônaco. Foto: Reprodução/ Canal Gov.br

Em publicação no X nesta domingo (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou sua participação no Fórum de Economia e Finanças Azuis, realizado em Mônaco. Na data que se celebra o Dia Mundial do Oceano, alertou para o descaso global com os mares e pediu atenção à urgência da preservação marinha, cobrando maior apoio financeiro da comunidade internacional.

O evento foi palco para um apelo direto de Lula: “O oceano move mais de 80% do comércio global, abriga biodiversidade essencial, regula o clima e sustenta comunidades inteiras — mas continua sendo negligenciado nos orçamentos internacionais.” O presidente chamou a atenção para a incoerência entre os discursos ambientais e a prática de países desenvolvidos.

Lula ressaltou que a meta da ODS 14 — que trata da conservação e uso sustentável dos recursos marinhos — é uma das menos financiadas da Agenda 2030 da ONU. Ele destacou um déficit anual de 150 bilhões de dólares para sua implementação, revelando o abismo entre o que é prometido e o que é efetivamente feito.

Segundo o presidente, em 2024 os países ricos cortaram em 7% a Assistência Oficial ao Desenvolvimento, enquanto aumentaram em 9,4% seus gastos militares. Para ele, o problema não é falta de recursos, mas de vontade política: “Não falta dinheiro. Falta compromisso.”

O discurso de Lula marca uma tentativa de reposicionar o Brasil como liderança ambiental e crítica do modelo geopolítico atual. A fala ocorre em um momento estratégico, diante da crescente pressão por ações climáticas efetivas e equitativas. O Fórum em Mônaco serviu como vitrine internacional para o apelo do presidente por justiça ecológica e redistribuição dos recursos internacionais.

Veja na íntegra a postagem:

Artigo Anterior

“Paris te ama”, diz prefeita Anne Hidalgo durante homenagem a Lula na França

Próximo Artigo

Lula fecha acordo com franceses para investimento de R$ 100 bilhões no Brasil

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!