Putin e Lula em aperto de mãos
O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente do Brasil, Lula – Divulgação/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva “felicitou” o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela proposta de abertura de negociações com a Ucrânia. A ligação entre os dois líderes aconteceu nesta quarta-feira (14), segundo o Palácio do Planalto. A guerra entre os dois países começou em fevereiro de 2022.

Durante o telefonema, Lula também incentivou Putin a comparecer à reunião prevista para esta quinta-feira (15) em Istambul, na Turquia. “A composição das delegações de negociadores é uma prerrogativa soberana dos chefes de Estado”, disse o presidente brasileiro, segundo a nota oficial.

Na terça-feira (13), o chanceler ucraniano, Andrii Sybiha, afirmou que pediu ao Brasil que ajude a garantir a presença de Putin nas conversas. Ele relatou, em postagem no X, antigo Twitter, que falou por telefone com Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, para reforçar o apelo.

“Reafirmei a disponibilidade do presidente Zelensky para se reunir com Putin na Turquia e instei o Brasil a usar a sua voz competente no diálogo com a Rússia para que este encontro direto ao mais alto nível aconteça”, escreveu Sybiha. Ele também solicitou apoio a um cessar-fogo de 30 dias.

No sábado (10), Putin anunciou a disposição para retomar negociações diretas com Kiev. A proposta, feita em pronunciamento na TV russa, tem apoio da Turquia e prevê a realização do encontro em Istambul, já a partir desta quinta. O Kremlin, até o momento, não confirmou a presença do presidente.

Volodymyr Zelensky de roupa preta, sério, com a mão esquerda levantada, sem olhar para a câmera
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia – Reprodução

“Estamos propondo a Kiev retomar negociações diretas, sem pré-condições”, declarou Putin. “Oferecemos às autoridades de Kiev a retomada das negociações já nesta quinta, em Istambul.” O presidente russo afirmou ainda que busca uma “paz forte e duradoura”.

Em paralelo à movimentação diplomática, líderes europeus pressionaram Moscou por uma trégua incondicional de 30 dias. O grupo formado por Ucrânia, Reino Unido, França, Alemanha e Polônia ameaçou impor novas sanções caso a pausa não seja cumprida.

Lula esteve em Moscou na semana passada, durante as celebrações da vitória da União Soviética na Segunda Guerra. Após o encontro com Putin, ele seguiu para a China, onde Brasil e China divulgaram declaração conjunta pedindo início imediato das negociações entre Rússia e Ucrânia.

A nota não menciona trégua nem cessar-fogo, mas afirma que “a única forma de pôr fim ao conflito” é o diálogo direto. Brasil e China também pedem que qualquer acordo seja duradouro, justo e “vinculante para todas as partes no final”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/05/2025