O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, anunciou que deixará o cargo por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (7). O publicitário baiano Sidônio Palmeira assume o cargo para tornar a comunicação do governo federal mais digital. 

“É importante também que a gestão não seja analógica, que comunique como as pessoas estão sendo atendidas, sei lá, na área de saúde, é importante que comunique, numa parte de vacinação, por exemplo, que as pessoas saibam onde é para se vacinar e tudo. Isso é uma forma de comunicação que muitas vezes não sai somente aqui da Secom. Pode sair também de um aplicativo”, afirmou o novo ministro. 

O publicitário acrescenta ainda que é obrigação do governo comunicar o que foi feito, para que as pessoas possam usufruir de tais iniciativas.

Palmeira nunca trabalhou no Executivo, mas atua há décadas em campanhas políticas, incluindo a vitoriosa eleição de Lula em 2022, e a de políticos baianos do PT, como Rui Costa e Jacques Wagner. A posse está marcada para a próxima semana. 

Despedida

Durante o anúncio de desligamento, Paulo Pimenta disse a jornalistas que Lula divide o governo em duas etapas. A primeira foi uma fase de reconstrução e reposicionamento dos programas governamentais. A partir de 2025, inicia-se um novo momento, descrito como período da colheita e de resultados. 

“O presidente quer ter à frente da Secom uma pessoa que tenha um perfil diferente do que eu tenho. Um profissional de comunicação, uma pessoa que tenha experiência, que tenha talento, criatividade, capacidade de poder exercer essa tarefa e coordenar essa política de comunicação do governo no próximo período”, justificou Pimenta. 

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/01/2025