O presidente Lula acompanhou, neste sábado (13), o mutirão de atendimentos à população no Hospital Universitário de Brasília (HUB). A iniciativa, chamada de “Dia E”, ocorre nos 45 hospitais universitários federais em todo o país. A meta é ampliar o atendimento especializado e reduzir o tempo de espera na rede pública.
Lula esteve acompanhado dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Camilo Santana, do presidente da Ebserh, Arthur Chioro, além da reitora da Universidade de Brasília (UnB), Rozana Reigota Naves, da superintendente do HUB, Maria Fátima de Sousa, e da primeira-dama, Janja.
Em discurso, Lula começou tecendo longos elogios ao Sistema Único de Saúde (SUS). Depois, o petista descreveu a importância fortalecê-lo.
“Então, nós chegamos a uma situação extraordinária, que é oferecer ao povo a possibilidade dele acreditar que ele vai viver mais. Essa é uma coisa sagrada, que é a função do médico, que é a função do enfermeiro, que é a função do pessoal que trabalha no hospital, mas também do ministro da Saúde e do Estado brasileiro”, comemorou.
Assista à visit de Lula clicando aqui.
“A gente quer salvar vidas. E quanto mais viver, melhor. Então, se a gente garante que a pessoa tenha acesso [ao atendimento] com rapidez, a gente vai ter um povo mais feliz”, prosseguiu o petista.
Viva o SUS
O “Dia E” é fruto de parceria entre o Ministério da Educação (MEC), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e o Ministério da Saúde (MS).
Neste sábado, estavam programados mais de 29 mil atendimentos, sendo 1,9 mil cirurgias eletivas, 4,5 mil consultas especializadas e 22,7 mil exames especializados e terapias. Os atendimentos são voltados a várias áreas, entre as quais, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.
Começou o mutirão do Agora Tem Especialistas com os Hospitais Universitários em todo Brasil!
Estive no Hospital Universitário de Brasília acompanhando de perto esse esforço que vai garantir milhares de atendimentos em todo o país.
Saúde de qualidade é direito do povo… pic.twitter.com/mBRLSrOT4p
— Lula (@LulaOficial) September 13, 2025
A mobilização também celebra marco simbólico para a saúde pública no Brasil: o mutirão ocorre no mês em que o SUS completa 35 anos.
Essa é a segunda edição do “Dia E” em 2025. Até o momento, foram feitos 12.464 procedimentos, incluindo 10.160 exames, 1.244 consultas e 1.060 cirurgias. O projeto “Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas” já concluiu um total de 417 mutirões.
“A palavra ‘mutirão’ é uma palavra tupi, é uma palavra brasileira, é uma palavra indígena”, exaltou Lula, durante o discurso.
Ebserh
A Ebserh foi criada em 2011 e administra, atualmente, 45 hospitais universitários federais em 25 estados da Federação. Essas unidades detêm características específicas: atendem pacientes do SUS ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Da Redação, com informações do site do Planalto