Nesta terça-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou a destruição causada pelo golpe de Estado de 2016 com o que “Israel” está fazendo, atualmente, na Palestina.
“Este país, eu diria, o que eles fizeram nesses últimos [anos] depois do impeachment da Dilma é o que o Netaniahu está fazendo na Faixa de Gaza, lá na Palestina. O que eles fizeram com esse país foi um pouco isso”, afirmou o presidente brasileiro.
Na mesma declaração, feita durante a comemoração de 10 anos do campus Lagoa do Sino, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Buri, São Paulo, Lula denunciou que, no último final de semana, mais 70 palestinos foram assassinados em Gaza. O presidente destacou que as vítimas “são mulheres e crianças que são vítimas de um ataque todo santo dia de um governo que já foi condenado pelo Tribunal Internacional”.
Ainda durante o evento, ele anunciou reformas nos três campi da universidade por meio dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Lula voltou a ressaltar que educação “nunca é gasto, é investimento”, prometendo terminar seu terceiro mandato com 782 institutos federais no Brasil.