Lula liga para Glauber após articular contra cassação de deputado

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) e o presidente Lula (PT). Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) telefonou para o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) minutos após ele escapar da cassação na Câmara e o parabenizou pela “vitória política” desta quarta-feira (10). No início da tarde, a expectativa era pela cassação de Glauber, mas a mobilização do governo Lula junto ao Centrão permitiu a mudança de cenário antes da votação.

Em uma reviravolta de última hora, os deputados decidiram trocar a pena de cassação e inelegibilidade pela suspensão do mandato por seis meses.

Nos bastidores, deputados atribuíram a virada ao desgaste do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após o tumulto da sessão da última terça-feira (9), que terminou com jornalistas agredidos.

A emenda apresentada pelo PT foi aprovada por 318 votos a 141, com 3 abstenções, e a punição foi formalizada pela Resolução 32/25.

Processo e agressão no plenário

O processo contra Glauber começou a partir de representação do partido Novo, que o acusou de quebra de decoro por expulsar, com empurrões e chutes, o influenciador Gabriel Costenaro, então integrante do MBL, das dependências da Câmara em abril de 2024.

Na véspera da votação, o deputado foi retirado à força da cadeira da Mesa Diretora após se recusar a deixar o local em protesto contra a decisão de Hugo Motta de pautar sua cassação.

Durante a ação, houve empurrões contra o parlamentar e contra jornalistas, e a TV Câmara interrompeu a transmissão no momento da retirada.

Glauber e outros parlamentares acionaram criminalmente Hugo Motta na Procuradoria-Geral da República (PGR), acusando-o de ser o “mandante das ações agressivas e truculentas” da Polícia Legislativa durante a sessão de terça-feira.

Artigo Anterior

Moraes pede perícia médica antes de decidir sobre cirurgia de Bolsonaro

Próximo Artigo

Mais de 600 objetos são roubados de museu na Inglaterra

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!