O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, na manhã desta quarta-feira (24), durante uma agenda de trabalho que antecedeu o evento de pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no Rio de Janeiro.
No encontro, Banga expressou seu apoio à aliança, que é a principal bandeira do Brasil na presidência do G20. A partir do evento, países e instituições interessadas poderão aderir à iniciativa, com a formalização completa prevista para a Cúpula dos Chefes de Estado do bloco, em novembro.
Banga elogiou o programa Bolsa Família, destacando-o como um exemplo de política social bem-sucedida que beneficia diretamente aqueles que mais necessitam. Além disso, ele parabenizou Lula pelo Novo PAC, que prevê mais de R$ 1,7 trilhão em investimentos públicos e privados em infraestrutura. Banga ressaltou que o Banco Mundial está disposto a expandir seus projetos e parcerias no Brasil.
Durante a reunião, Lula e Banga discutiram também o apoio a pequenos e médios negócios como forma de impulsionar o crescimento econômico e a geração de empregos, além da integração das cadeias de suprimento globais.
A saúde pública foi outro tema abordado, especialmente em relação a doenças de tratamento contínuo, como diabetes e hipertensão, que se tornam mais prevalentes à medida que um país se desenvolve. Banga elogiou o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil e ambos mencionaram o programa Farmácia Popular, que oferece medicamentos gratuitos para essas doenças.
Participaram do encontro os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores), e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim.