Lula ironiza críticas à influência de Janja: ‘Ela cuida de mim’

O presidente Lula (PT) saiu em defesa da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, nesta quinta-feira, 20. A declaração rebate críticas e questionamentos da oposição sobre o papel desempenhado pela socióloga nos bastidores políticos de Brasília.

“Sinceramente, eu acho graça quando ouço dizer ‘ah, porque a Janja dá palpite na vida do Lula’. A coisa gostosa que tem na minha relação com a Janja é que ela dá palpite na minha vida”, defendeu Lula em entrevista à Rádio Tupi, do Rio de Janeiro. “Ela cuida de mim”, acrescentou o presidente.

A atuação da primeira-dama tem sido alvo constante da oposição, que questiona sua influência no governo e já apresentou ações judiciais e projetos de lei para limitar sua presença em Brasília. Diante dos ataques, Janja reduziu recentemente sua participação em agendas oficiais e sua presença nas redes sociais.

O principal projeto apresentado contra a primeira-dama é de autoria da deputada federal Rosângela Moro (União-SP). Esposa do ex-juiz da Lava Jato e atual senador Sergio Moro, a parlamentar propõe que as agendas cumpridas por Janja passem a ser consideradas de “interesse público”. O objetivo, segundo ela, é fiscalizar eventuais gastos relacionados às atividades da esposa do presidente. O texto foi apresentado em parceria com o bolsonarista Coronel Chrisóstomo (PL-RO).

Outro projeto em tramitação na Câmara é ainda mais restritivo: busca proibir que a primeira-dama represente oficialmente o País em eventos. O texto também veta qualquer nomeação para funções públicas e o uso de recursos oficiais. A proposta é de autoria do bolsonarista Daniel Freitas (PL-SC).

Na esfera judicial, a atuação de Janja foi contestada pelo vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo-PR), que acionou a Justiça para investigar supostos gastos da primeira-dama na manutenção de um gabinete informal no Planalto. O caso chegou ao Superior Tribunal de Justiça, que decidiu, na quarta-feira, 19, que a competência para o julgamento cabe à Justiça Federal do Distrito Federal.

Artigo Anterior

Hamas devolve corpos de prisioneiros assassinados por ‘Israel’

Próximo Artigo

Mesmo sob pressão, Moraes deve manter julgamento de Bolsonaro na 1ª Turma

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!