“Lula fez de dois limões uma imensa limonada”, diz Cappelli sobre Trump e IOF

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli

Em thread publicada em seu X, Ricardo Cappelli, presidente da Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, analisa o xadrez político envolvendo Bolsonaro, Trump, Tarcísio e o Centrão. Segundo ele, o plano da centro-direita era prender Bolsonaro para chantageá-lo e emplacar Tarcísio como sucessor, com apoio da Faria Lima. Mas o movimento antecipado do ex-presidente, aliado ao ataque tarifário de Trump, obrigou o governador paulista a recuar. Lula, por sua vez, aproveitou o embate e saiu fortalecido tanto no Congresso quanto no cenário internacional. Confira:

Xadrez de Movimento de Trump:

O plano da centro direita, pilotado pela Faria Lima, ia de vento em popa. Uma condenação rápida e pesada colocaria Bolsonaro na cadeia alguns meses antes do prazo de desincompatibilização.

A partir daí entraria em curso a fase 2. Começaria uma chantagem coordenada sobre Bolsonaro. Se ele não apoiasse Tarcísio Indulto, apodreceria na prisão.

Enquanto isso o Centrão, a serviço da Faria Lima, daria uma gravata em Lula no Congresso, encurralando o governo.

Com Bolsonaro preso e Lula encurralado Tarcísio seria ungido. Mas esqueceram de combinar com os Russos.

Bolsonaro viu a arapuca e resolveu antecipar seus movimentos. Com o ataque de Trump, obrigou Tarcísio a dobrar os joelhos. De protagonista, o governador de SP voltou a ser um assessor refém.

Bolsonaro ainda possui cartas? Está mais uma vez apenas blefando? Está preparando sua fuga para o exterior? O fato é que trouxe o jogo da direita novamente para as suas mãos.

O presidente Lula fez de dois limões uma imensa limonada. Deu um “ippon” no Centrão no IOF e retomou o protagonismo da bandeira nacional no caso Trump, isolando novamente a extrema direita e deixando o Centrão desnorteado.

O presidente estava tranquilo na área. Deixaram cruzar duas bolas. Com craque não se brinca. Meteu as duas na gaveta e correu para abraçar o povo.

Artigo Anterior

Toneladas de mel e pescado brasileiros estão parados em portos por taxação de Trump, dizem setores

Próximo Artigo

STF intensifica apuração sobre tentativa de golpe com novo depoimento de Mauro Cid

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!