A espera de uma década pelo povo de Santa Catarina para receber a maior obra viária da América Latina chegou ao fim. Na manhã desta sexta-feira (9), o presidente Lula entregou o Contorno Viário da Grande Florianópolis, um investimento de R$ 3,9 bilhões que vai beneficiar cerca de 1,1 milhão de pessoas.
A obra representa um marco no desenvolvimento da infraestrutura catarinense, e promete transformar a mobilidade na região. É exemplo de engenharia moderna e gestão eficiente, resultado dos esforços coordenados pelo governo Lula. “Uma obra que muitos pensaram que não sairia do papel”, frisou o presidente, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho.
Durante a cerimônia, Lula não escondeu o orgulho de entregar uma obra de tamanha magnitude, após anos de desafios e atrasos. “Essa obra começou em 2008 e teve vários problemas, mas, graças a Deus, depois de 15 anos fora do governo, estou aqui para dizer ao nosso caro Renan: ‘Em apenas 18 meses, realizamos quase metade dessa obra aqui, demonstrando que eu gosto de trabalhar e não gosto de enrolação’”, destacou o presidente, enfatizando o ritmo acelerado de conclusão do projeto nos últimos meses.
Desvio de tráfego pesado
O Contorno Viário, com seus 50 km de pistas duplas, seis acessos por trevos, sete pontes e quatro túneis duplos, é projetado para desviar o tráfego pesado da BR-101, oferecendo uma alternativa mais rápida e segura para os motoristas.
Estima-se que cerca de 18 milhões de veículos utilizam a nova via diariamente, mudando o ritmo de travessia da Grande Florianópolis em até 50% nos horários de pico. “Um sonho antigo que se torna realidade”, frisou o presidente.
Para os mais de 1,1 milhão de habitantes da região, o Contorno Viário representa a concretização de um sonho que parecia distante. “Isso aí já vem há muito tempo, é um sonho, muitos de nós achamos que nem ia mais sair do papel. De dois anos para cá que a gente começou a ver as obras chegarem próximo à rodovia”, prevê o caminhoneiro Everson Serafim, 46 anos, em relação à espera pela conclusão da obra.
Ausência de prefeito e governador
No evento, Lula não poupou críticas à ausência do governador de Santa Catarina e do prefeito de Florianópolis, que não compareceram à inauguração da maior obra viária do estado.
“O governador de Santa Catarina poderia vir aqui e inaugurar esta obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Ninguém iria controlar o que ele falaria, ele poderia dizer o que queria. No entanto, decidiu não vir para inaugurar a maior obra viária do estado”, criticou o presidente.
O governador de Santa Catarina poderia vir aqui e inaugurar esta obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Ninguém iria controlar o que ele falaria, ele poderia dizer o que queria. No entanto, decidiu não vir para inaugurar a maior obra viária do estado.
— Lula (@LulaOficial) 9 de agosto de 2024
Investimentos que transformam
Lula destacou ainda os investimentos realizados durante seus governos e os de Dilma Rousseff, que marcaram a infraestrutura do país. Ele lembrou que muitas obras fundamentais para o desenvolvimento do Brasil surgiram durante sua primeira passagem pela presidência e que, após um período de estagnação, seu governo retomou e acelerou projetos essenciais para a população.
“Tenho muito orgulho, Renan, quero te dar os parabéns porque, em apenas 18 meses, consegui fazer 40% de tudo o que foi feito nessa obra, porque adotei no meu governo o lema da união e da união”, disse Lula, referindo-se ao esforço coletivo de sua equipe para concluir o Contorno Viário.
O presidente também aprovou destacar outras áreas em que sua gestão tem feito a diferença, como a educação, o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), e o aumento do salário do mínimo.
Passear de jet ski? Voltinha de moto? Não! @LulaOficial está em Santa Catarina para inaugurar o Contorno Viário de Florianópolis. É o Brasil avançando nos trilhos do crescimento econômico e do desenvolvimento social.
— José Guimarães (@guimaraes13PT) 9 de agosto de 2024
Compromisso com o meio ambiente
A construção do Contorno Viário da Grande Florianópolis é um exemplo de como o desenvolvimento pode ser aliado à preservação ambiental. Durante a execução do projeto, foram implementados 13 programas ambientais, que incluíram o salvamento da fauna, a preservação de áreas indígenas e o reflorestamento de 166 hectares na Baixada do Maciambú, superando as expectativas do Plano Básico Ambiental.
“Governar é cuidar das pessoas e do meio ambiente”, enfatizou Lula, destacando que o projeto foi executado com o máximo cuidado para minimizar os impactos ambientais e garantir a preservação da biodiversidade local. O presidente tem orgulho do fato de mais de 14 mil mudas nativas terem sido plantadas, contribuindo para a regeneração da restinga e a proteção dos ecossistemas regionais.
Legado de oportunidades
Ao encerrar seu discurso, Lula ressaltou seu compromisso com a criação de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras, especialmente para aqueles que mais precisam.
“Estamos construindo um país harmonioso, generoso, um país solidário, um país em que a família seja bem tratada, que a família viva em harmonia”, declarou o presidente, deixando claro que sua gestão focada em melhorar a qualidade de vida da população.
GRATIDÃO presidente @LulaOficial por entregar a megaobra do contorno viário e principalmente, pelo carinho com os catarinenses.
Com seu governo, Santa Catarina terá a decisão de obras estratégicas e investimentos importantes.
— Décio Lima (@deciolimapt) 9 de agosto de 2024
Da Redação, com informações do Planalto