Levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (13), apresentou diversos cenários eleitorais para a disputa presidencial de 2026, apontando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito para a reeleição.
No entanto, o principal adversário do petista seria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível e sob risco de prisão em 2025 devido às investigações relacionadas à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Em um dos cenários testados, Lula aparece com 34% das intenções de voto contra 33,9% de Bolsonaro, configurando um empate técnico. O mesmo cenário inclui o nome de Pablo Marçal (PRTB), que declarou sua intenção de concorrer à Presidência. Marçal recebe 6,1% dos votos, atraindo parte do eleitorado de direita.
Quando Pablo Marçal é excluído da disputa, Bolsonaro lidera numericamente com 37,3%, enquanto Lula tem 34,4%. Ambos permanecem empatados dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
A pesquisa também revelou que Lula venceria outros possíveis representantes políticos de Bolsonaro, como Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Em cenários sem a candidatura de Lula, com o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) representando o PT, lideranças como Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Ciro Gomes (PDT) despontam como principais nomes.
Outros aliados do presidente, como o ministro Camilo Santana (PT), a presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann, e o governador do Pará Helder Barbalho (MDB), também foram testados, mas não alcançaram a liderança em nenhum cenário.
A pesquisa entrevistou 2.018 eleitores entre os dias 7 e 10 de janeiro. O levantamento tem um grau de confiança de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.