Por meio de uma publicação no X, o presidente Lula homenageou a ginasta Rebeca Andrade, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, nesta segunda-feira (5).
“Estou no Chile e acabo de saber do ouro para Rebeca Andrade no solo, sua quarta medalha em Paris. Parabéns para nossa maior medalhista olímpica da história”, escreveu o presidente, completando a publicação com embojis de medalha e da bandeira do Brasil.
Sem conseguir acompanhar a apresentação da brasileira, o petista publicou uma foto que tirou com a atleta comemorando as duas medalhas nas Olimpíadas de Tóquio-2020 e quatro no Pan-Americano de Santiago-2023.
Estou no Chile e acabo de saber do ouro para Rebeca Andrade no solo, sua quarta medalha em Paris. Parabéns para nossa maior medalhista olímpica da história! 🥇🇧🇷
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/ZCzyUWfe5E
— Lula (@LulaOficial) August 5, 2024
Com a conquista desta segunda, Rebeca se tornou a maior medalhista do Brasil na história das Olimpíadas. Além de um ouro e uma prata em Tóquio, ela conquistou, em Paris, bronze na competição por equipes e prata no individual geral e no salto, superando Torben Grael e Robert Scheidt, velejadores que conquistaram cinco pódios.
Durante a prova, Rebeca foi a segunda a se apresentar, em contraste com a final da trave, onde ela competiu por último e ficou na quarta posição. A brasileira fez uma performance sólida, mas teve dificuldades, incluindo a falha em executar um flic sem as mãos e em completar um duplo giro.
🚨 Apresentação COMPLETA de Rebeca Andrade no solo. #Paris2024 pic.twitter.com/9PzBwgryCz
— Séries Brasil (@SeriesBrasil) August 5, 2024
Sua nota final foi de 14.166, dividida em 8.266 para execução e 5.9 para dificuldade, sendo a sua melhor pontuação no solo em Paris 2024. No individual geral, Rebeca havia registrado 14.033, e 13.900 na fase de classificação.
Por outro lado, Simone Biles, que realizou sua apresentação em sétimo lugar entre as nove ginastas, não teve um desempenho tão positivo. A americana saiu da área de competição duas vezes, uma delas com os dois pés completamente fora do espaço permitido, o que resultou na perda de 0.6 pontos.
Apesar de ter obtido uma nota de 14.600 na fase de classificação, Biles terminou a final com 14.133, ficando atrás de Rebeca Andrade pela segunda vez no mesmo dia.
Momento que a Rebeca recebe a notícia que conquistou a medalha de ouro! 🇧🇷#Paris2024 #JogosOlímpicos
— CHOQUEI (@choquei) August 5, 2024