O presidente Lula (PT) foi internado e submetido a uma cirurgia de emergência na madrugada desta terça-feira (10) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após apresentar dores de cabeça. Segundo o primeiro boletim médico, divulgado às 3h20, o petista começou a passar mal ainda em Brasília, onde realizou exames de imagem devido à dor.
De acordo com o hospital, “a ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19/10. Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências”.
O boletim também informou que “no momento, o Presidente encontra-se bem, sob monitorização em leito de UTI”. Um novo boletim está previsto para a manhã desta terça-feira, acompanhado de uma entrevista coletiva marcada para as 9h.
O chefe da equipe médica é Roberto Kalil Filho, que conta com o suporte de Ana Helena Germoglio. A primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, acompanha Lula na unidade hospitalar em São Paulo.
Relatos de auxiliares indicaram que o presidente começou a se sentir indisposto no final da tarde de segunda-feira. Ele planejava realizar exames apenas nesta terça-feira, mas o agravamento das dores de cabeça levou à antecipação da ida ao hospital.