Lula é o presidente mais bem avaliado da América do Sul. É o que mostra um levantamento da CB Consultoria e Opinião Pública, que entrevistou a população de 10 dos 12 países da região.
O presidente brasileiro tem 53,6% de avaliação positiva contra 42,9% de avaliação negativa. Javier Milei, da Argentina, que estava em primeiro lugar no levantamento anterior, agora aparece em segundo, com 52,1% de boa imagem junto aos argentinos.
Mas é também pior a imagem negativa de Milei em comparação à avaliação ruim de Lula, com o líder argentino chegando a 44,7% de desaprovação.
Enquanto Lula aumentou 2,3 pontos percentuais em comparação à junho, Javier Milei caiu 3,6 pontos neste período. Também estava à frente de Lula o presidente do Equador, Daniel Noboa, que agora aparece em terceiro lugar nas melhores avaliações.
Ainda, o presidente da Bolívia, Luis Arce, e o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, também figuram com maior avaliação positiva do que negativa.
Já entre os piores avaliados estão o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, com 62,9% de imagem negativa contra 32,3% de positiva; de forma similar a presidente do Peru, Dina Boluarte, com 62,2% de má avaliação contra 32,5% de imagem positiva; e o presidente do Chile, Gabriel Boric, que emplaca também mais de 60% (60,6%) de avaliações negativas.
O levantamento é feito todos os meses e, no Brasil, entrevistou 1.471 brasileiros maiores de 18 anos pela internet, entre os dias 16 e 20 de julho. Apresenta uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.