O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta hospitalar neste domingo (15) e deixará o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde terça-feira (10). Lula passou por uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma intracraniano causado por uma queda doméstica em outubro. Ele ficará em sua residência, na capital paulista, até pelo menos quinta-feira (19), quando retornará ao hospital para novos exames.

A informação foi divulgada em coletiva de imprensa com a equipe médica que acompanhou o presidente. De acordo com os profissionais, o quadro clínico evoluiu de maneira positiva. “O quadro foi extremamente acima do esperado. Para minha felicidade e de toda a equipe, ele está de alta hospitalar”, afirmou a médica Ana Helena Gremoglio.

Apesar da alta hospitalar, o cardiologista Roberto Kalil Filho destacou que Lula ainda precisa de acompanhamento médico. “Ele está de alta hospitalar, não alta médica”, explicou Kalil. Durante o período de recuperação, o presidente poderá exercer suas atividades normalmente, mas deverá evitar esforços físicos.

Segundo os médicos, o presidente está estável, caminhando e se alimentando bem. “Ele teve um pós-operatório muito bom, dentro do que se esperava”, ressaltou Kalil.

Lula foi hospitalizado após sentir dores de cabeça intensas decorrentes da queda que ocorreu em 19 de outubro. Uma ressonância magnética indicou hemorragia intracraniana, o que levou à necessidade de um procedimento cirúrgico para drenagem do hematoma. Dois dias após a operação, o presidente passou por um procedimento adicional para bloquear o fluxo sanguíneo e evitar novos hematomas.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Lula tranquilizou a população ao aparecer ao lado da neurocirurgião Marcos Stávale. “Estou firme e forte! Andando pelos corredores, conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”, declarou o presidente.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/12/2024